Coimbra

Nova Câmara do Comércio Portugal – China toma posse em Condeixa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 09-06-2020
 Amanhã, dia 10 de Junho, pelas 10.30 horas, realiza-se a Tomada de Posse dos Corpos Sociais da Câmara de Comércio Portugal-China, PME (CCPC-PME),  numa cerimónia que formaliza a estrutura constituída no início do mês de maio.
 O evento decorrerá no PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, na Quinta de S. Tomé, em Condeixa-a-Nova. Entre as diversas personalidades convidadas, destaque para a presença do presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a- Nova.
 
A recém criada Câmara do Comércio Portugal-China, PME  tem como destinatário o vasto campo das PME’s (Pequenas e Médias Empresas) interessadas em exportar e importar de e para a China.

Com sede na Vila de Condeixa-a-Nova,  a estrutura vai dispor de delegações em Lisboa e Porto e nas províncias chinesas de Henan, Hainan e Shangdong.

O Conselho Executivo da nova Câmara será presidido por Y Ping Chow (presidente da Liga dos Chineses em Portugal e representante da Comunidade Chinesa no Alto Comissariado da Migração) e pelo Conselho Estratégico por Bian Fang (CEO do Bison Bank, entidade financeira de capital chinês que opera em Portugal).

PUBLICIDADE

publicidade

Nas estruturas da organização constam nomes como Jorge Costa Oliveira (ex-secretário de Estado da Internacionalização), Jorge Portugal (ex-conselheiro do Presidente da República), António Gameiro (deputado do PS), Afonso Camões (administrador do grupo Global Media), Telmo Pinto (diretor executivo da Comunidade de Tâmega e Sousa), Júlio Pereira (Juiz-Conselheiro), José Cesário (deputado do PSD), Vitalino Canas (advogado e ex-deputado do PS), Montalvão Machado (advogado e ex-Secretário de Estado do PSD), Carlos Pinto (empresário e ex-autarca).

PUBLICIDADE

A  CCPC-PME está já a trabalhar na criação de fundo de investimento para os sectores agroalimentar e do turismo, com um valor inicial de 10 milhões de euros, mas que futuramente pode chegar aos 30 milhões de euros. A sua criação está, no entanto, dependente da autorização do Banco de Portugal, mas se tudo correr dentro do previsto, o mesmo estará constituído até ao final do ano. 

Dos vários projectos  no horizonte,  a Câmara de Comércio Portugal-China,, PME. está também a trabalhar na criação da “Casa de Portugal” que visa ser uma das maiores plataformas de venda online e onde se pretende promover a produção nacional como o vinho, o azeite ou o mel, ou, no têxtil, o vestuário e o calçado, produtos também muito apreciados pelos chineses.

Y Ping Chow, presidente da CCPC-PME acredita que a Câmara de Comércio Portugal-China PME, criada em pleno contexto de crise pandémica é a parceira ideal para as pequenas e médias empresas portuguesas e chinesas que buscam a internacionalização.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE