O microfone do Notícias de Coimbra (NDC) abriu esta segunda-feira para oferecer “tempo de antena” aos oito partidos, coligações e grupo de cidadãos que concorrem às eleições autárquicas de 26 de setembro no Município de Coimbra.
Até ao próximo dia 24 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 11:00, o púlpito do NDC está à disposição dos candidatos.
PUBLICIDADE
O NDC esteve junto à Câmara Municipal de Coimbra, onde irá regressar no dia 24. Nos restantes dias, a transmissão será feita a partir da redação do jornal.
Neste primeiro dia, usaram da palavra José Manuel Silva, candidato da coligação Juntos Somos Coimbra, Carlos Cidade, o número dois da candidatura do Partido Socialista, Miguel Ângelo Marques, do Chega, e ainda Francisco Queirós, candidato da CDU, e Jorge Gouveia Monteiro, do movimento Cidadãos por Coimbra. Tiago Meireles Ribeiro, da Iniciativa Liberal, enviou um vídeo com a sua intervenção. Coimbra é Capital (Inês Tafula) e PAN (Filipe Reis) não quiseram participar nesta jornada inaugural dos “tempos de antena”.
A emissão em direto (áudio e vídeo) foi transmitida no Facebook e no site do Notícias de Coimbra.
Cada candidatura tem direito a cinco minutos por dia e o conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos intervenientes.
Veja aqui as intervenções desta segunda-feira:
JUNTOS SOMOS COIMBRA
PARTIDO SOCIALISTA
CHEGA
COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA
CIDADÃOS POR COIMBRA
Com esta iniciativa, simples e direta, o NDC pretende colocar os concorrentes nos desktops, smartphones e tablets de todos os conimbricenses facilitando o contacto entre candidatos e eleitores em tempos de pandemia.
O jornal quer também chamar a atenção dos partidos políticos para o facto de a legislação sobre o denominado tempo de antena, apenas disponível em rádios locais, não ter acompanhado a evolução do país e do mundo, ignorando que o universo da comunicação social é cada vez mais
multimédia.
De acordo com a legislação em vigor, têm direito a tempo de antena para as autarquias locais os partidos políticos, as coligações e grupos de cidadãos que concorram à eleição de ambos os órgãos municipais (Câmara e Assembleia Municipal).
Os tempos de antena são transmitidos pelas estações de radiodifusão sonora local (de programas generalistas e temáticos informativos), com sede na área territorial do respetivo município. No concelho de Coimbra, o operador Rádio Universidade é o único que está habilitado a transmitir
“tempo de antena”, uma vez que os outros dois alvarás atribuídos a este município são meros retransmissores das lisboetas Mega Hits e M80. Em sete dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra não existe radiodifusão local.
PUBLICIDADE