Cidade

#nósporelas – marcha silenciosa dia 9 de Março em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-03-2019

Maria José Silva Gonçalves Carrilho, psicóloga, Nélia Maria Cardosa de Oliveira, Jurista, e José Pedro Moreira Guimarães, empresário, em nome do movimento #nósporelas#, lançado a nível nacional, pela jornalista e ativista dos direitos humanos Helena Ferro de Gouveia, com o objetivo de alertar para o fim da ineficácia das respostas dadas às 513 mulheres, que em 15 anos, que morreram assassinadas pelos seus companheiros, estão a organizar uma marcha em Coimbra.

PUBLICIDADE

“Estamos a organizar, na cidade de Coimbra a marcha/homenagem que pretende lembrá-las e recordar aos poderes decisores envolvidos nos seus pedidos de ajuda que este número não pode continuar: BASTA. Só no mês de Janeiro de 2019, foram assassinadas 11 mulheres e uma criança”, informam os organizadores.

PUBLICIDADE

No dia 9 de Março, Sábado, pelas 16: 00, “na Praça da República descendo depois em silêncio, pela Avenida Sá da Bandeira e Praça 8 de Maio onde ficarão cerca de 15 minutos parados e atuará um coro de Coimbra enquanto 2 pequenos grupos de pessoas (3-5) irão pela rua da Sofia até ao Ministério Público e Tribunal colocando ai placas alusivas ao tema do evento regressando depois à Praça 8 de Maio onde se juntarão ao grande grupo; segue-se a Rua Visconde da Luz, Ferreira Borges, Portagem terminando no Parque da cidade, Dr. Manuel Braga onde serão atiradas ao rio 513 flores”.

Os promotores do evento alientam que este é um movimento cívico, sem qualquer conotação religiosa, politica associativo e  convidam todos os cidadãos e cidadãs a comparecerem com umat-shirt preta onde poderá inscrever a hastag #nósporelaspelas

PUBLICIDADE

publicidade

A marcha será acompanhada pela Banda Filarmónica de Arazede e uma urna em homenagem às mulheres assassinadas, por aqueles homens que em algum momento das suas vidas foram seus companheiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE