Coimbra

Noite fria no PSD Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 31-01-2022

Foi uma noite fria a do PSD em Coimbra. Às 20:00 as projeções televisivas anunciavam a derrota e o presidente da distrital fez uma primeira declaração para dizer que as coisas não estavam a correr como previsto. Duas horas, depois o deputado João Paulo Barbosa de Melo dava por encerrada a noite. A cabeça de lista Mónica Quintela esteve ausente já que rumou à capital.

PUBLICIDADE

“Foi uma má noite para o PSD. O PSD terá de fazer uma profunda reflexão se é este o cenário que quer para o futuro”, afirmou Paulo Leitão, líder da Federação Distrital de Coimbra, pouco depois das oito da noite. “A reflexão tem de ser feita, este é um resultado que nos entristece não só pelo PSD mas principalmente pelo nosso país”, acrescentou.

Na sede de campanha, na Rua Lourenço de Almeida Azevedo, à medida que as horas foram passando a noite foi ficando cada vez mais fria. Um grupo pequeno de militantes esteve durante mais de duas horas de olhos postos nas televisões que iam pintando o país de cor de rosa. Entre os presentes esteve Madalena Abreu, João Francisco Campos, Manuel Porto, entre outros.

PUBLICIDADE

Para Paulo Leitão “o Partido Socialista foi muito mais eficaz a captar o voto útil” e isso foi decisivo nos resultados. A mesma opinião expressou o deputado reeleito João Paulo Barbosa de Melo que pouco depois das 22:00 encerrou a noite eleitoral com uma declaração de derrota. “Temos de dar os parabéns a quem ganhou as eleições e em Coimbra o PS ganhou as eleições”, disse. “Não tivemos um resultado demasiado mau mas está aquém das expetativas”, sustentou, referindo que o PSD conquistou mais 8.500 votos no distrito de Coimbra e manteve o número de deputados.

Os sociais-democratas elegeram Mónica Quintela, a cabeça de lista, que depois de votar em Coimbra foi para Lisboa acompanhar os resultados junto de Rui Rio. Fátima Ramos (que também não esteve na sede) e João Paulo Barbosa de Melo vão igualmente representar o distrito na Assembleia da República.

PUBLICIDADE

publicidade

O PSD conquistou no distrito 29,13% dos votos e dos 17 concelhos só venceu em Cantanhede. O PS ganhou as eleições com 45,23% em Coimbra e elegeu seis representantes no Parlamento. O CHEGA foi a terceira força política (6,12%) não tendo elegido nenhum deputado. A abstenção foi de 42,62%

Veja o direto NDC com João Paulo Barbosa de Melo sobre as projeções:

Veja o direto NDC com Paulo Leitão sobre as projeções:

Veja o direto NDC com Barbosa de Melo no encerramento da noite eleitoral:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE