Coimbra

Noite Europeia dos Investigadores está de regresso

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-09-2022

A Universidade de Coimbra (UC) coordena mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) na cidade de Coimbra. Sob o tema “Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão”, investigadores da UC vão participar em diversas atividades de comunicação de ciência, para todas as idades. A Rota de Ciência, evento central da NEI – que acontece dia 30 de setembro entre as 17:00 e as 00:00 – promete animar a Baixa de Coimbra com um programa diversificado de ciência e cultura.

PUBLICIDADE

“Este é um evento que coloca Coimbra no mapa das cidades europeias que promovem junto do público em geral a investigação científica desenvolvida nos seus centros de investigação”, destaca a vice-Reitora e Diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, Cláudia Cavadas. “Esta iniciativa sublinha a estratégia da Universidade de Coimbra na divulgação da investigação científica desenvolvida na UC, nas mais variadas áreas, contribuindo para a literacia científica, aproximando os investigadores e as investigadoras da sociedade. Por outro lado, este evento reforça e promove o desenvolvimento das capacidades de comunicação de ciência da comunidade científica, contribuindo para que a ciência seja mais bem compreendida por toda a população”, sublinha.

Para o presidente da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (parceira do evento), Assunção Ataíde, a “parceria tem sido um desafio constante para a cidade, tanto junto dos cidadãos, como dos próprios comerciantes, pois a troca de experiências entre estas comunidades tem sido muito benéfica para todos”. “O encontro entre a ciência/investigação e as empresas comerciais tem sido uma forma de enriquecimento mútuo e um caminho de excelência para todos. Não só desmistificamos a complexidade do cientista, como também dignificamos o diálogo entre a ciência e o cidadão”, destaca a responsável.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da Rota de Ciência, a 30 de setembro, o programa da Noite Europeia dos Investigadores em Coimbra integra várias iniciativas antes e depois dessa data.

Antes, decorrem as seguintes ações:

PUBLICIDADE

Sexta da Ciência: hoje, dia 23, com a apresentação de dois Mini-Shows de Ciência no Largo da Portagem (16:00) e Praça 8 de maio (18:00), levantando o véu sobre o que vai ser a Rota da Ciência, no dia 30 de setembro.

Dia Aberto Digital: na terça-feira, 27, apresenta diversas atividades online para escolas de todo o país, incluindo duas ações promovidas por investigadores da UC. As instituições interessadas podem inscrever-se e ter acesso ao programa em www.noitedosinvestigadores.org.

PubhD Coimbra: na quinta-feira, 29, às 22:00, no Liquidâmbar, decorre esta iniciativa paralela, que consiste na apresentação de projetos de doutoramento por três estudantes da UC, no ambiente informal de um bar.

Science Battle: sexta-feira, 30, a partir das 14:00, no Colégio da Trindade, realiza-se uma competição em que investigadores são desafiados a responder a questões do público, com rigor científico. Esta iniciativa é realizada pelos membros da European Campus of City Universities (EC2U) Alliance, integrada pela UC. Mais informações estão disponíveis no endereço https://ec2u.eu/join-the-2nd-edition-of-the-science-battle/.

Também a 30 de setembro acontece o evento central da NEI em Coimbra, a Rota de Ciência, incluindo mais de 60 pontos espalhados desde o Largo da Portagem à Rua da Sofia. Neste percurso, investigadores vão dinamizar atividades hands-on, jogos, desafios, experiências e muito mais, sempre associados a lojistas e comerciantes da Baixa de Coimbra.

Também integrado nesta rota, acontece um BioBlitz, que tem como objetivo envolver o público em geral na recolha de dados úteis para a ciência e conservação da natureza. Para guiar os visitantes nesta rota, conhecer os locais, atividades, investigadores envolvidos e parceiros associados, vai estar disponível uma web app que reúne toda esta informação.

Depois de dia 30, estão ainda previstas as seguintes iniciativas:

Exibição do filme “Febre das partículas: 10 anos do Bosão de Higgs”, que mostra o dia-a-dia do CERN na busca da “Partícula de Deus”, no Teatro Académico de Gil Vicente, a 3 de outubro, às 21:00, com entrada gratuita. Trata-se de uma colaboração com o TAGV e o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Researchers@Schools: ao  longo de todo o ano letivo 2022/2023, estudantes de Escolas da Região de Coimbra desenvolvem, em conjunto os/as investigadores da UC, pequenos projetos de investigação em tópicos relacionados com a Inclusão e/ou Sustentabilidade. Os projetos são apresentados na Rota de Ciência.

ScieverTalks: em outubro e novembro, são promovidas pelo IIIUC, com apoio do Rómulo de Carvalho, conversas descontraídas entre investigadores da Universidade de Coimbra e estudantes das Universidades Sénior da região. Nestas conversas serão abordados temas relevantes da investigação feita na UC, como Envelhecimento Saudável, Sustentabilidade, Igualdade e Diversidade. 

A edição 2022 da Noite Europeia dos Investigadores em Coimbra é coordenada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, como parte integrante de um consórcio nacional com Évora, Lisboa e Braga.

Com o propósito de promover a sensibilização e o envolvimento da população na Ciência, atividades com diferentes tipologias e para diversos públicos são dinamizadas por mais de 60 grupos de investigação, envolvendo 400 investigadores, 50 estudantes de doutoramento/voluntários, de mais de 30 unidades de Investigação & Desenvolvimento e outras instituições e associações que colaboram com a UC.

A Rota de Ciência da NEI é promovida em estreita colaboração com a Agência de Promoção da Baixa de Coimbra e apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE