Vamos

Noite dos Investigadores toma Coimbra de assalto com mais de 60 atividades grátis (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-09-2022

Está de regresso mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) na cidade de Coimbra, subordinada ao tema “Ciência para Todos, Sustentabilidade e Inclusão”.  A Rota de Ciência, evento central da NEI, que acontece na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, promete animar o coração de Coimbra com um programa diversificado de ciência e cultura, envolvendo mais de 400 investigadores com 62 pontos de divulgação científica.

PUBLICIDADE

Na sessão de apresentação do evento, que decorreu esta sexta-feira, a coordenadora da iniciativa em Coimbra, Ana Santos Carvalho avançou que “o Instituto de Investigação Interdisciplinar quer trazer atividades, vários jogos, experiências e discussões sobre ciência, que vão acontecer em combinação com os lojistas e com a colaboração da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC)”.

“É a forma que temos de trazer a ciência para todos”, sublinha.

PUBLICIDADE

Para a presidente da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra a “parceria tem sido um desafio constante para a cidade, tanto junto dos cidadãos, como dos próprios comerciantes, pois a troca de experiências entre estas comunidades tem sido muito benéfica para todos”.

Assunção Ataíde reforça que “o encontro entre a ciência  e os comerciantes, tem sido uma forma de enriquecimento mútuo e um caminho de excelência para todos. Não só desmistificamos a complexidade do cientista, como também dignificamos o diálogo entre a ciência e o cidadão”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Rota de Ciência é promovida em estreita colaboração com a APBC e conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

O programa da Noite Europeia dos Investigadores, em Coimbra, integra várias iniciativas antes e depois do dia 30.

O evento integra o “Dia aberto digital”, com a apresentação de dois mini-shows, na terça-feira, o “PubhD Coimbra”, que consiste na apresentação de projetos de doutoramento por três estudantes da UC, na quinta-feira, e ainda uma competição de investigadores, que vão ser desafiados a responder às questões do público, intitulada por “Science Battle”, na próxima sexta-feira.

Está ainda prevista a exibição do filme “Febre das partículas: 10 anos do Bosão de Higgs”, no Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 03 de outubro.

Em outubro e novembro vão ser promovidas conversas descontraídas entre investigadores da Universidade de Coimbra e estudantes das universidades Sénior da região, onde serão abordados temas relevantes da investigação feita na UC, como Envelhecimento Saudável, Sustentabilidade, Igualdade e Diversidade.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE