Cidade

Noite dos Investigadores aproxima cidadãos dos cientistas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-09-2015
Aproximar, em ambiente descontraído, os cidadãos dos cientistas e da ciência que produzem, é o grande objetivo da Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa da Comissão Europeia, agora na sua décima edição, que se assinala no dia 25 de setembro, simultaneamente em várias cidades da Europa. 
museu ciencia
O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa, à semelhança do que já aconteceu no passado ano, juntam-se para abraçar esta realização, que se quer generalizadamente participada.Em Coimbra, na próxima sexta-feira, a partir das 18 horas, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Rómulo – Centro Ciência Viva, e o Museu Nacional de Machado de Castro tornam-se num dos palcos europeus de mais uma noite dedicada à ciência.Assim, o Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, com competências de divulgação e educação científica, organiza às 18h um debate sobre a Luz, nas suas instalações (Departamento de Física da UC).

PUBLICIDADE

Já no Museu da Ciência o programa foi delineado a pensar em públicos de todas as idades. O teatro é elemento central, com a peça “Luz de Perdição”, escrita e interpretada por investigadores da UC e produzida pela companhia de teatro Marionet, em duas sessões, às 21h30 e às 23h.No Laboratório Chimico, a partir das 21h e até às 24h, terá lugar o speed-dating, com investigadores da UC, disponíveis para curtas conversas com o público.
O público poderá também visitar, livremente, o Museu da Ciência, passeando pelas exposições “Segredos da Luz e da Matéria”, “Natureza Exótica. Viagens Filosóficas de Naturalistas”, Gabinete de Física, “A China é Bela”, “Evocar a Sede para nomear a Água”. No exterior, observações astronómicas vão permitir-lhe olhar o céu e conhecer alguns dos seus segredos.O Museu Nacional de Machado de Castro junta-se, este ano, às comemorações da noite dedicada à ciência. Pelas 21h decorre ali a visita orientada “Almada Negreiros – Estudos para os murais da Faculdade de Matemática”, por Marco Daniel Duarte, Nuno Tarcísio e Paulo Saraiva, que nos conduz do MNMC até aos murais.Em simultâneo, a Ciência Divertida, por “miniBioqs” será um espaço onde as crianças poderão ver como fazer ciência é divertido, enquanto, ainda no Museu Nacional de Machado de Castro, com sessão às 23h, sobe ao palco a peça de teatro clássico “As rãs”, de Aristófanes, pela Companhia de Teatro FESTEA/Thíasos.

A Noite Europeia dos Investigadores, para melhor celebrar a aproximação da ciência com os cidadãos, tem entrada livre nos diversos espaços, sendo as atividades dirigidas a todas as idades.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE