Primeira Página

Noite de São João é ponto alto das festas da cidade da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-06-2014

 A noite de São João, de segunda para terça-feira, representa o ponto alto das festas da cidade da Figueira da Foz e o presidente da autarquia local espera muitos visitantes e muito entusiasmo.

PUBLICIDADE

“As expectativas são de uma grande festa. Temos um conjunto de iniciativas que engrandecem a cidade e, até pela tradição, contamos com muitos visitantes e muito entusiasmo”, disse João Ataíde à agência Lusa.

As festividades, que se prolongam até final do mês, incluem momentos gastronómicos, religiosos e populares: na noite de segunda-feira, na avenida 25 de abril, fronteira à praia, decorre o primeiro desfile de marchas populares, com quatro grupos do concelho a concurso (Paróquia de Tavarede, Sociedade Filarmónica Paionense, Marcha de São Pedro/Cova Gala e Quiaios Clube) e dois agrupamentos convidados, num total de cerca de 400 participantes.

PUBLICIDADE

Após o desfile, que começa às 22:00, tem lugar o espetáculo piromusical, dez minutos de fogo-de-artifício lançado da praia do Molhe Norte, acompanhado por música.

A noite de São João continua com um arraial popular na zona do Bairro Novo, perto do casino, animação de praia com as tradicionais fogueiras e dj’s até perto das cinco da manhã, hora do tradicional Banho Santo no mar.

PUBLICIDADE

publicidade

No feriado de 24 de junho, a autarquia promove a entrega de distinções honoríficas a diversas entidades a partir das 11.30, no Centro de Artes e Espetáculos e, a partir das 16:00, iniciam-se as cerimónias religiosas com missa solene, na Igreja Matriz, seguida de procissão e bênção do mar.

O segundo desfile de marchas populares decorre à noite, na praça de touros (Coliseu Figueirense), para apuramento da classificação final das marchas a concurso, com bilhetes a três euros e entrada gratuita até aos 12 anos.

De 26 de junho a 07 de julho, o pavilhão multiusos do chamado Parque das Gaivotas, na avenida de Espanha, recebe a Feira das Freguesias, evento de cariz gastronómico, dividido em dois momentos: de 26 a 30 de junho, participam as freguesias de Alhadas, Bom Sucesso, Buarcos, Ferreira Nova, Maiorca, Marinha das Ondas e Tavarede.

O certame interrompe a 01 e 02 de julho e, de 03 a 07 do mesmo mês estarão presentes as freguesias de Alqueidão, Lavos, Moinhos da Gândara, Paião, Quiaios, São Pedro, Vila Verde, sendo a animação do espaço garantida por ranchos folclóricos, filarmónicas, grupos de dança e grupos etnográficos das autarquias participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE