Cinema

Noite de cine-concerto da INATEL foi um êxito na Praia do Reconquinho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-08-2019

Tal como nas salas de cinema, a sessão começou, este sábado, à hora certa. Só que desta vez sem publicidade, a não ser o banner da Fundação INATEL, ao lado da tela gigante instalada na Praia do Reconquinho, em Penacova. Ali bem perto, as águas do Mondego refletiam a luz do casario lá no alto da vila.

PUBLICIDADE

Em poucos minutos, mais de duzentas pessoas estavam sentadas em cadeiras de praia, almofadas e mantas estendidas no areal. Velas ao lado dos músicos que acompanharam os filmes de Charlie Chaplin davam ao cenário um ambiente de veraneio quase bucólico.

Não demorou muito para que os risos desbragados viessem soltos do meio do público, gente de várias idades, inclusive crianças ao colo dos avós que vieram conhecer o mundo a preto e branco. Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, salienta, aliás, “o objetivo alcançado de proporcionar que a cultura cumpra a convergência de gerações”. A sessão foi gratuita, todavia, uma das espectadoras, Maria Hermínia Santos, visivelmente agradada, agradecendo o papel da INATEL, afiançou que “de bom grado pagaria se assim tivesse de ser, pela riqueza da sessão, ainda por cima numa praia à noite”.

PUBLICIDADE

publicidade

O município de Penacova, parceiro no evento, fez-se representar pelo presidente da Assembleia Municipal e deputado Pedro Coimbra, bem como pelos vereadores Sandra Ralha e Ricardo Simões.

A Fundação INATEL tem para as noites de verão um programa itinerante que vai ao encontro das pessoas nos locais estivais, em vários pontos do distrito, onde habitualmente é improvável que estas iniciativas ocorram.

PUBLICIDADE

A próxima sessão de cine-concerto terá lugar na próxima sexta-feira, 23 de agosto, pelas 21:30h, na praia fluvial do Vimieiro, em São Pedro de Alva, uma área que já  foi bastante fustigada pelos incêndios.

Serão projetados numa tela colocada na praia, junto ao rio Alva, três filmes de comédia de Buster Keaton. Estes filmes mudos serão acompanhados por uma banda que estará a tocar ao vivo. “São espetáculos culturais que prometem gargalhadas”, sugere Bruno Paixão.

De acordo com Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra, “este verão temos atividades a decorrer em vários pontos do distrito de Coimbra e procuramos ir ao encontro das pessoas em espaços algo inesperados para as sessões, desde monumentos com interesse histórico, a praias, ou ao sossego do campo”. Segundo Bruno Paixão, “por estarmos a comemorar este ano os 50 anos da ida do homem à lua, não perdemos de vista esta perspetiva e, aliado ao evento cultural, proporcionamos um ambiente onde se possa desfrutar do vislumbre da lua como cenário de fundo natural”.

 
 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE