Primeira Página

“No olho do furacão”! Populares e bombeiros combatem lado a lado o inferno das chamas na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 58 minutos atrás em 18-08-2025

O incêndio que deflagrou em Pampilhosa da Serra continua fora de controlo e está a gerar enorme preocupação junto da população de Malhada do Rei, que se mobilizou para ajudar os bombeiros no combate às chama

“Está completamente descontrolado. Atualmente, não sei onde é que isto vai parar”, confessou um dos populares visivelmente exausto.

Apesar da fadiga, o espírito de entreajuda não esmorece. Grupos de jovens e adultos da aldeia organizam-se, lado a lado com os bombeiros, para conter as frentes de fogo com todos os meios disponíveis. “Andamos lá desde as seis da manhã, com os bombeiros. Toda a gente da aldeia está a ajudar. Esta gente nova anda lá em cima, a cortar mato, a tentar proteger o que é nosso”, referiu outro residente.

PUBLICIDADE

Os meios aéreos estão no local, mas segundo os populares, as ações têm-se concentrado mais no interior da mata do que nas frentes que ameaçam diretamente as habitações. “Não sei quem está a comandar isto, sinceramente. Deviam atacar a frente que vem para a aldeia”, criticou um habitante.

A zona está já com várias estradas cortadas, dificultando o acesso e a evacuação, caso se revele necessário. A aldeia permanece em estado de alerta, e o ambiente é de tensão e constante vigilância.

“Estamos no olho do furacão. Não dá para descansar. Só queremos salvar a nossa aldeia”, desabafou um dos populares antes de regressar ao combate às chamas..

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE