A circulação na Autoestrada 14, ou Autoestrada do Baixo Mondego, nó de Santa Eulália apenas se pode fazer para o sentido Figueira da Foz-Coimbra, encontrando-se encerrados todos os acessos no sentido da Figueira da Foz, disse à Lusa fonte da Brisa.
De acordo com fonte da BCR – Brisa Concessão Rodoviária, responsável pela gestão da A14, que liga Coimbra à Figueira da Foz, os acessos no sentido da Figueira da Foz mantêm-se todos cortados devido ao mau tempo.
O acesso rodoviário à Ereira (Montemor-o-Velho) a partir da A14 também se mantém fechado uma vez que a estrada municipal 601 está submersa em vários locais exigindo alternativas aos automobilistas.
PUBLICIDADE
O percurso alternativo entre Coimbra e a Figueira da Foz passa, assim, por sair da A14, na saída 6, em direção a Cantanhede (EN 335) e, em Arazede, tomar a EN 335-1 em direção à Tocha, cumprindo, depois, a EN 109 até à Figueira da Foz.
Uma alternativa a este percurso levará o condutor até perto de Cantanhede pela EN 335, e, em Lemede, segue as indicações para Cadima e, depois, EN 109 Figueira da Foz e Mira. Antes de chegar à EN 109, pode seguir pela A17 em direção a sul, ao nó de Quiaios (saída 9) ou da A14 (saída 8) e daí até à Figueira da Foz.
A alternativa, no sentido contrário, passa também pelo concelho de Cantanhede, com acesso pela EN 109 ou A17, e regresso à A14 por Arazede ou Ançã ou ainda de Cantanhede a Murtede (A1) e daí até ao nó de Coimbra-Norte.
A Brisa não indicou durante quanto tempo esta situação se irá manter.
Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram as mais afetadas.
A situação de calamidade que abrangia os 68 concelhos mais afetados terminou no domingo.