Primeira Página

Nininho Vaz Maia nas Festas do Bodo de Pombal (e não vai sozinho)

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 24-05-2025

Nininho Vaz Maia, Bárbara Tinoco e Xutos & Pontapés são alguns dos artistas confirmados para a edição de 2025 das Festas do Bodo, que decorre de 24 a 29 de julho em Pombal, no distrito de Leiria.

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano, os seculares festejos surgem com um conjunto de medidas para que os espetáculos cheguem um leque de público mais vasto.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara, Pedro Pimpão, falou num conjunto de iniciativas altamente diferenciadoras a pensar em cidadãos com necessidades.

É o caso de “audiodescrição dos grandes espetáculos para cidadãos invisuais” ou a criação de “um espaço reservado, digno, com boa visibilidade, destinado a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente portadoras de cadeiras de rodas”, referiu o autarca, citado em comunicado do município.

“Vai ser uma matriz nova este ano, tornando um Bodo Inclusivo”, afirma Pedro Pimpão.

Outra novidade desta edição das festas de Pombal é a criação do Bodo PET, uma área dedicada a animais de estimação.

O município pretende elevar as Festas do Bodo a “um patamar de evento de referência, não só para o concelho, mas para toda a região”, disse o autarca.

“O Bodo é um momento de encontro dos pombalenses, um momento de convívio de famílias”, mas, também, um “evento de matriz religiosa, com uma intensa devoção à Nossa Senhora do Cardal com uma grande dimensão, não só humana, mas também espiritual”, sendo “essa é a essência do Bodo que se quer preservar”.

No palco principal, as festas arrancam com o concerto de Nininho Vaz Maia no dia 24 de julho, prosseguindo no dia 25 com Richie Campbell, no dia 26 com Bárbara Tinoco, no dia 27 com o Padre Guilherme, no dia 28 com Xutos & Pontapé, terminando no dia 29 com José Cid.

Antes e depois das atuações de cada dia atuam artistas locais e DJ.

O município de Pombal divulgou um estudo de impacto económico e social das Festas do Bodo 2024, realizado em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Segundo nota divulgada, os dados indicam “resultados expressivos que confirmam a importância estratégica do evento para a região”.

Durante os festejos de 2024 foram transacionados 2.235.926,48 euros referentes a pagamentos nos setores da restauração, alojamento e levantamentos, “quase o dobro do registado na semana anterior” e “mais do dobro do verificado na semana posterior ao evento”.

O impacto direto foi estimado em 561 mil euros, “traduzindo-se num retorno económico de 146%”, ou seja, “por cada 100 euros investidos na organização do Bodo foram gerados 146 euros em consumo direto na economia local e regional”.

O estudo destaca o contributo das Festas do Bodo para “a coesão social e valorização da identidade cultural de Pombal”, afirmando-se como “um dos pilares do desenvolvimento económico, social e cultural do município”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE