A fronteira entre o corpo e a mente acaba de ficar mais ténue — e a responsável é a Nike. A marca norte-americana apresentou um novo modelo de sapatilhas que promete “sintonizar os pés com o cérebro”, explorando o impacto neurológico do movimento e inaugurando uma nova era no calçado desportivo.
De acordo com a empresa, o objetivo é “ajudar os atletas a fixar a sua mentalidade antes e depois da competição”, promovendo foco, presença e consciência corporal. Os modelos já estão em pré-venda no site oficial, com preços a partir dos 90 euros.
Segundo a descrição do produto, “os relevos da sola exercem pressão no pé a cada passo, estimulando as áreas sensoriais do cérebro para ajudar o utilizador a manter-se presente e em sintonia com o que o rodeia”. A Nike afirma que esta tecnologia traduz a filosofia “vencer começa na mente”.
PUBLICIDADE
“Há 45 anos que estudamos o corpo em movimento — agora estamos a expandir para a mente”, explica Matthew Nurse, diretor científico da Nike, à New Atlas. “Ao estudar perceção, atenção e feedback sensorial, estamos a explorar a ligação cérebro-corpo de novas formas. Não se trata apenas de correr mais rápido — trata-se de se sentir mais presente, focado e resiliente.”
A inovação faz parte do Projeto Amplify, uma iniciativa da marca que combina design e neurociência para otimizar o desempenho físico e mental.
“O Projeto Amplify começou com uma pergunta simples: e se pudéssemos ajudar os atletas a moverem-se mais rápido e mais longe, com menos esforço e mais diversão?”, afirma Michael Donaghu, vice-presidente de Inovação e Desporto Emergente da Nike. “A ideia é acrescentar potência e prazer à passada — descobrir que pode fazer mais do que imaginava.”
Depois de lançar ténis motorizados, casacos insufláveis e t-shirts refrescantes, a Nike dá mais um passo para o futuro — onde cada movimento é também uma experiência mental.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE