Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Neymar ilibado por tribunal ainda no caso da transferência para o Barcelona

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 13-12-2022

O futebolista internacional brasileiro Neymar foi hoje ilibado por um tribunal espanhol no processo em que era acusado de irregularidades na transferência para o FC Barcelona em 2013, já após o Ministério Público espanhol retirar as acusações.

PUBLICIDADE

Os juízes do tribunal provincial de Barcelona decidiram “absolver” Neymar, e mais oito acusados no mesmo processo, considerando não existir evidência de delito, e, assim, “dano aos queixosos”.

Além de Neymar, os seus pais, os ex-presidentes do FC Barcelona Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, um antigo dirigente do Santos, Odílio Rodrigues, e a empresa de gestão da carreira do jogador, estavam entre os acusados.

PUBLICIDADE

publicidade

A decisão de hoje surge um mês e meio depois de o Ministério Público espanhol ter retirado todas as acusações de corrupção e fraude contra Neymar, por supostas irregularidades em torno da transferência do futebolista brasileiro para o FC Barcelona, em 2013, por as considerar “presunções” sem “evidências”.

O avançado brasileiro de 30 anos, que alinha agora no Paris Saint-Germain, respondia em Tribunal por alegada corrupção e fraude na sua transferência do Santos para o FC Barcelona, em 2013, bem como o seu pai e empresário, Neymar da Silva.

PUBLICIDADE

O Ministério Público retirou então “a acusação contra todos os arguidos e por todos os factos” de que eram acusados, após ter pedido inicialmente dois anos de prisão e uma multa de 10 milhões de euros contra o futebolista brasileiro.

A justificação do promotor Luis Garcia para esta decisão é que as acusações “não foram baseadas em evidências”, mas “em presunções” e que o caso se enquadrava na justiça civil e não na criminal.

O caso foi desencadeado pela queixa da DIS, detentora de 40% dos direitos de Neymar quando jogava no Santos, e que o levou à justiça em junho de 2015, alegando que o jogador, a sua família e o Santos tinham escondido o real valor da transferência, em prejuízo dessa empresa.

A DIS pedia inicialmente uma pena de cinco anos de prisão para Neymar e uma indemnização de 35 milhões de euros, mas, após a retirada de acusações do MP em outubro, decidiu reduzir a exigência para dois anos e meio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com