Primeira Página

Coimbra: Neurorradiologista Ricardo Veiga ajuda a  reformular a Rede de Referenciação Hospitalar

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 05-03-2024

Ricardo Veiga, Neurorradiologista de Intervenção da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) integra o grupo de trabalho nomeado pela Direção Executiva do SNS (DE-SNS), com efeitos a 27 de fevereiro do corrente ano, para reformular a Rede de Referenciação Hospitalar (RRH) de Neurorradiologia de Intervenção. O grupo de trabalho deve apresentar a proposta de revisão da RRH de Neurorradiologia de Intervenção até ao dia 30 de junho de 2024. 

PUBLICIDADE

A necessidade de revisão advém dos desafios que se colocam atualmente à prestação de cuidados de saúde tendo em conta a modificação das necessidades e a alteração das características das unidades hospitalares, a adequação da distribuição de recursos humanos, o progressivo desenvolvimento tecnológico e a crescente inovação nas várias dimensões. 

Constitui missão deste Grupo de Trabalho colaborar com DE-SNS, nas seguintes tarefas e objetivos: 1. Envolver os Centros de Referência da Patologia Cérebro-Vascular com vista a avaliar o estado desta área em Portugal; 2. Analisar a situação presente da neurorradiologia de intervenção no nosso país, enquadrando-a na realidade europeia; 3. Definir a arquitetura da rede de referenciação hospitalar em neurorradiologia de intervenção; 4. Identificar as necessidades previsíveis na área da neurorradiologia de intervenção para a próxima década. 

PUBLICIDADE

A RRH de Neurorradiologia de Intervenção tem como finalidade direcionar o fluxo dos utentes aos Serviços de Neurorradiologia com esta valência, tendo em conta a necessidade de adequação de determinadas patologias, que pela sua frequência ou características, carecem de concentração em centros de elevada diferenciação técnica, experiência clínica ou equipamento específico.

As Redes de Referenciação Hospitalar (RRH) desempenham um papel determinante no planeamento e organização na prestação de cuidados de saúde, contribuindo significativamente para garantir a qualidade de cuidados nas diferentes especialidades, a articulação entre as diferentes instituições e a diferenciação e complexidade que cada hospital deve possuir, de forma a poder responder às necessidades em saúde, promovendo a experiência, os centros de referência e a concentração das respostas mais exigentes, de acordo com os padrões internacionais e o estado da arte, garantindo segurança e qualidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE