Coimbra

Neurocirurgiões do Hospital da Luz Coimbra realizam cirurgia cerebral com equipamento de neuronavegação

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-05-2019

O equipamento de neuronavegação, de última geração, agora disponível no Hospital da Luz Coimbra (HLC), permitiu à equipa de neurocirurgia, liderada pelo neurocirurgião Jorge Gonçalves, realizar pela primeira vez num hospital privado da região Centro a remoção de um tumor intracraniano com apoio desta tecnologia.

PUBLICIDADE

Tiago Correia, Gonçalo Marques, João Fonseca, Isabel Melo, Jorge Gonçalves, Gonçalo Guerreiro, Óscar Pereira

Os neurocirurgiões Jorge Gonçalves e Gonçalo Guerreiro procederam, recentemente, à remoção de tumor da sela turca – macroadenoma da hipófise – com compressão dos nervos ópticos através de uma abordagem microcirúrgica via nariz, guiada por neuronavegação.

“Utilizando as imagens de ressonância magnética crânioencefálica ou de TAC crânio-encefálica adquiridas previamente de acordo com protocolo pré-definido, e conjugando estas imagens com aquisição de pontos de referência externos na cabeça e da face com um ponteiro laser, o cirurgião pode localizar de forma contínua e com precisão infra milimétrica as lesões cerebrais e as importantes estruturas circundantes”, explica Jorge Gonçalves.

PUBLICIDADE

O equipamento de neuronavegação, existente no HLC, permite ao cirurgião respeitar as estruturas nobres do cérebro sem as lesar, bem como planear a melhor estratégia para a abordagem das lesões, ou seja, determinar o melhor caminho para as atingir com o menor dano possível das estruturas nobres cerebrais.

Este equipamento permite ainda fazer a aquisição das imagens de TAC intra-operatoriamente (O-Arm) na sala de operações e usá-las para realizar a cirurgia navegada, o que constitui uma importante mais-valia na cirurgia da coluna vertebral.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE