Empresas

NESTUM lança livro infantil “Amália, a Abelha-Rainha que salvou a Primavera”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-05-2021

“Amália, a Abelha-Rainha que salvou a Primavera” é o nome do livro infantil que pretende sensibilizar os mais pequenos para a importância das abelhas no ecossistema. Lançado pela marca NESTUM® no âmbito do Dia Mundial da Abelha, que se assinala a 20 de maio, o livro, da autoria do escritor António Antunes Carvalho, visa alertar para o cuidado a ter com estes polinizadores essenciais para a biodiversidade.

PUBLICIDADE

Com o intuito de envolver pequenos e graúdos para que prestem o seu contributo, o livro inclui uma folha de papel semente destacável que, uma vez plantada, origina uma planta melífera, permitindo contribuir para o aumento da fonte de alimento das abelhas. O livro está disponível para download gratuito, podendo também ser adquirido através de passatempo ou como oferta na compra de NESTUM® em supermercados e hipermercados. No site www.nestle.pt/juntospelasabelhas podem também ser descarregadas fichas didáticas sobre as abelhas.

A história de “Amália, a Abelha-Rainha que salvou a Primavera” conta o desafio de duas abelhas operárias que se veem a braços com a necessidade de encontrar uma solução para terem pólen, depois de os habituais campos que sobrevoavam terem sido consumidos pelas chamas. Uma narrativa que alerta para o impacto dos graves incêndios florestais registados nos últimos anos em Portugal, que destruíram extensas áreas do território, devastando igualmente centenas de colmeias e deixando muitas abelhas sem alimento.

PUBLICIDADE

Nuno Markl dará expressão ao tema das abelhas na sua página de Instagram, através da locução do trailer do livro. “As abelhas têm uma importância gigante na nossa vida e tive o maior prazer em dar voz a este vídeo que relembra aos Humanos que não estamos sozinhos, há que fazer a nossa parte e respeitar o planeta. É maravilhoso quando marcas, como NESTUM®, investem no equilíbrio da balança”, comenta Nuno Markl.

“Esta é uma história baseada em factos reais da vida destes pequenos insetos que trabalham discretamente, mas cuja ação é de importância fulcral para a Humanidade. Todas as colmeias têm heroínas como Eva e Valentina, as protagonistas desta aventura, e é a estas que todos podemos ajudar, protegendo o seu habitat e providenciando-lhes alimento em maior abundância. É este o alerta que as abelhas da Rainha Dona Amália querem deixar a todos os que leiam esta história”, afirma António Antunes Carvalho, autor do livro.

PUBLICIDADE

publicidade

“Plantar flores melíferas: um gesto tão simples, com um impacto tão grande na vida das abelhas e, consequentemente, nas nossas. Estes polinizadores são fundamentais para a vida humana por serem responsáveis pela polinização de inúmeras leguminosas e frutas. Sem as abelhas, haveria um comprometimento da nossa alimentação e saúde pois muitos dos nossos bens alimentícios desapareceriam”, comenta Luís Ferreira Pinto, Diretor da Categoria de Dairy para a Nestlé Zona EMENA (Europa, Médio Oriente e Norte de África). “Para NESTUM o mel é um ingrediente fundamental e é também por isso uma questão de responsabilidade social este alerta que fazemos através deste livro.”, conclui.

O lançamento de “Amália, a Abelha-Rainha que salvou a Primavera”, da autoria de António Antunes Carvalho – autor de outros livros infantis como “O Monstro”, “O Jacarandá Amarelo”, “O Desenhador de Sonhos”, “A Gaivota e a Onda”, entre outros – surge no âmbito da campanha de NESTUM® “Juntos Pelas Abelhas”, na qual a marca se juntou aos apicultores nacionais, através das federações FNAP (Federação Nacional dos Apicultores de Portugal) e FENAPICOLA (Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel), para doar 400 núcleos de abelhas-rainha e contribuir para o repovoamento das abelhas em território nacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE