Na terceira maior ilha das Fiji, Taveuni, esconde-se um fenómeno curioso ligado à Linha Internacional de Data (LID), uma linha imaginária que marca a mudança de data na Terra.
Graças a esta “linha mágica”, é possível, teoricamente, estar num dia atrás e num dia à frente ao mesmo tempo — literalmente colocando um pé em cada dia diferente.
PUBLICIDADE
Historicamente, a Linha Internacional de Data cruzava a ilha de Taveuni, criando uma divisão temporal que poderia fazer parte da população viver num dia e outra parte no dia seguinte. Para evitar confusões e manter a unidade do país, a LID foi deslocada para o mar, fazendo com que toda a ilha passe a seguir o mesmo fuso horário, pode ler-se no ZAP.
Apesar dessa alteração, em Waiyevo, um local emblemático de Taveuni, permanece um marco que assinala a antiga passagem da linha. Aqui, os visitantes podem tirar uma fotografia simbólica com um pé no “ontem” e outro no “amanhã”. Porém, como destaca o Taveuni Dive Resort, essa experiência é atualmente apenas simbólica: tanto o “ontem” como o “amanhã” seguem, na prática, o mesmo horário.
Este fenómeno explica a peculiaridade geográfica que permite a um lugar no planeta estar, ao mesmo tempo, um dia atrás e um dia à frente — uma curiosidade que fascina turistas e amantes da geografia.
PUBLICIDADE