Empresas

Neste Fidalgo da Baixa de Coimbra há pães e doces diferentes todos os dias! (e são uma delícia)

António Alves | 3 meses atrás em 17-01-2024

Situado no número 156 da rua Simões de Castro, a meio caminho entre a rotunda da Cidazunda e o Arnado Business Center, o “Fidalgo da Baixa” é o mais recente projeto de Luís Martins.

PUBLICIDADE

Proprietário do Notes Bar & Kitchen (rua Manuel Rodrigues) e do japonês MA Restaurante (rua do Norte), o empresário decidiu “começar a fazer pão” durante a pandemia no seu primeiro projeto.

A reação dos clientes foi tão boa que, aos poucos, foi ganhando forma a abertura de uma padaria/pastelaria na cidade. O que demorou mais foi “saber onde podíamos e conseguiríamos fazer a padaria e ter algum espaço de armazenamento”, afirmou Luís Martins.

PUBLICIDADE

É então que surge a hipótese de abrir este espaço junto ao Notes Bar & kitchen, “o que para nós foi ótimo”. É que, desde a abertura da pastelaria, todo o pão que é servido nestes dois restaurantes é feito no “Fidalgo da Baixa”. “Não compramos nada feito, pois é tudo feito aqui”, frisou.

Sobre o projeto, o antigo estudante de hotelaria de 35 anos refere que uma das principais qualidades é o uso de produtos de qualidade na confeção dos pães e doces que são servidos aos clientes. A broa de milho é feita à base de milho nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

“Neste estabelecimento, por exemplo, não usamos margarina, apenas manteiga na confeção da massa folhada e massa para os croissants”, afirmou. A adesão dos clientes tem sido bastante positiva. Luís Martins recordou que, num dos dias, “venderam 80 pastéis de nata” em apenas duas horas.

Na doçaria, e para além dos pastéis de nata, podem encontrar os croissants feitos à moda do Porto, croissant folhado, croissants recheados, brioches com açúcar mascavado, palmiers e “arlettes”, entre outras propostas.

Na padaria, a broa de milho é um dos produtos que mais agrada aos clientes, mas as propostas vão também para o pão de sementes, pão de trigo, pão da padeira ou o pão tradicional da Mealhada. Todos estes produtos são feitos à base de uma fermentação longa.

Na prática, e como fez questão de explicar, trata-se de um processo onde não é usado fermento para que a massa cresca mais rapidamente. “Utilizamos farinhas de grande qualidade, o que permite apresentar um pão que não perde o sabor logo no dia seguinte”, disse ao Notícias de Coimbra.

Carregue na galeria e conheça os produtos e o novo espaço da Baixa de Coimbra

Luís Martins garante que “todos os dias os nossos clientes encontram produtos diferentes”, tornando dessa forma mais atrativa a visita ao “Fidalgo da Baixa”. Para a altura das refeições, são disponibilizados pratos que apostam na sustentabilidade da padaria, aproveitando dessa forma as sobras de cada um dos dias da loja.

“Nós queremos ser uma padaria de bairro”, frisou o empresário que entregou ao argentino Luís Maidana, de 31 anos, a responsabilidade da confeção destes produtos que, só de olhar, são bastante irresistíveis. Em declarações ao Notícias de Coimbra, deu a conhecer o “segredo” da confeção dos produtos que são servidos na mais recente padaria/pastelaria da Baixa de Coimbra.

Veja a entrevista vídeo com Luís Maidana

O Fidalgo da Baixa está de portas abertas entre as 08:00 e as 18:00 de segunda a sexta-feira. Para breve, prevê-se a abertura da padaria/pastelaria na rua Simões de Castro aos sábados entre as 08:00 e as 14:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE