Região

Neste “Ciclo do Pão” em Oliveira do Hospital há espaço para a “bucha” e “desfolhada”

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 22-09-2023

Meruge, em Oliveira do Hospital, acolhe no domingo, 24 de setembro, mais uma edição do “Ciclo do Pão”. Este evento, promovido em parceria entre a junta de freguesia e a Associação de Vale do Cobral, tem como epicentro a Lage Grande e contará com iniciativas que pretendem realçar as tradições desta freguesia.

PUBLICIDADE

Desde tempos imemoriais que o Pão é símbolo sagrado de vida, quase sempre associado à abundância ou à fome no percurso de todas as civilizações, até aos nossos dias.

Não admira, por isso, que diferentes povos tenham o pão na sua heráldica nacional e as principais religiões o consagrem nos rituais litúrgicos. “O Pão nosso de cada dia nos dai hoje”!

PUBLICIDADE

Para não deixar “apagar na memória o valor intrínseco do pão como expoente social e cultural”, tem lugar em Meruge o “Ciclo do Pão”. Um evento que liga a conclusão das colheitas ao Equinócio de Outono (23 de setembro) e ao pagamento das rendas agrícolas que se cumpriam
pelo S. Miguel (29 de setembro).

O evento começa às 11:00 no Forno Comunitário com a fabricação da Broa de Milho e Bôlas de Carne, Bacalhau e Chouriça, para as quais é necessário fazer encomenda prévia.

PUBLICIDADE

publicidade

Pelas 15:00, realiza-se a Caminhada “Milho Rei”, que é gratuita, mas requer inscrição antecipada, e que propõe um passeio singular pelas paisagens únicas que circundam os campos verdejantes das localidades de Meruge e Nogueirinha. No percurso, haverá uma paragem obrigatória em Várzea de Meruge, para os caminhantes cortarem o Milho no Prado, tempo também para uma frugal “bucha”. A organização disponibiliza os instrumentos de trabalho.

No regresso à Lage Grande, pelas 18:00, decorre a Descasca, no termo minhoto, Desfolhada, à qual se segue a Malha, a mangual.

Concluída a faina, recolhido o cereal, tem lugar uma saborosa “Merenda Tradicional”, servida a todos os presentes pelas 19:30 horas,
em que a petinga (sardinha pequena) em molho de escabeche e os bolos de farinha triga com canela ocupam um lugar de destaque na mesa.

A animação musical será assegurada pelo Rancho Folclórico “As Camponesas do Alva” de Avô. A organização espera em 2024 inaugurar o Moinho, à Ponte, no Rio Cobral, equipamento ainda em falta neste “Ciclo do Pão”.

Programa da iniciativa

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE