Fundado na década de 1960, o Café Ritz, localizado na Avenida Dom Afonso Henriques, em Coimbra, foi muito mais do que um simples café — tornou-se um símbolo da vida académica e cultural da cidade.
Por este espaço histórico passaram inúmeras gerações de estudantes universitários que ali planeavam as célebres “lutas académicas”, momentos decisivos na história estudantil portuguesa.
PUBLICIDADE
Além dos estudantes, o Ritz acolheu algumas das mais influentes elites intelectuais e socioprofissionais do país, tornando-se também ponto de encontro para figuras marcantes, como o cantor e ativista Zeca Afonso, dá conta a Turismo Centro de Portugal.
Ao longo dos anos, o Café Ritz foi testemunha privilegiada de inúmeros acontecimentos nacionais e do crescimento de Coimbra enquanto centro académico e cultural de Portugal. O espaço foi mais do que um simples local de convívio: foi um palco onde se cruzaram histórias pessoais, debates políticos e culturais e momentos de resistência.
Em fevereiro de 2021, a repentina morte do proprietário Nuno Lopes Rosa conduziu ao encerramento do café, deixando um vazio na vida social da cidade. No entanto, a história do Ritz não terminou aí.
A 4 de março de 2023, o espaço reabriu com nova gerência e uma nova identidade, passando a chamar-se R Café. Os novos sócios — Ricardo Curate, António Domingos e Nuno Sequeira —, amigos de áreas distintas, decidiram abraçar este projeto com entusiasmo. Apesar de não terem sido frequentadores habituais do antigo Ritz, conheciam-no bem e sentiram que o espaço merecia uma nova vida.
O R Café mantém a tradição de ser um ponto de encontro para quem valoriza a história, a cultura e a boa comida, oferecendo uma carta com refeições ligeiras e petiscos, como hambúrgueres, tostas e pregos no prato ou no pão.
Assim, o antigo Café Ritz continua a sua trajetória, renovado, mas fiel às suas raízes, perpetuando uma memória que é, também, a memória da cidade de Coimbra.
Clique para ver a fotogaleria de alguns dos pratos:






PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.