Região

Nesta feira, só os homens podem mexer nos grelos

António Alves | 11 meses atrás em 19-05-2023

Em Carapelhos, concelho de Mira, está a decorrer desde hoje até domingo a 17.ª edição da Feira dos Grelos. A iniciativa da Confraria Nabos e Companhia tem como objetivo fazer a “divulgação dos grelos, da gastronomia da região gandaresa e a promoção turística da região”.

PUBLICIDADE

Esta feira tem lugar junto à sede da Confraria Nabos e Companhia, no centro da aldeia, onde são disponibilizados 850 lugares sentados para os comensais poderem saborear alguns dos pratos típicos da região. Na ementa, onde o ingrediente obrigatório são os grelos de nabo, constam pratos como “Punheta com grelos à vista”, “Pregado de Praia com grelos à vista” ou “Vaca caída com grelos à vista”.

A preparação dos grelos é toda ela feita por elementos do sexo masculino da confraria, cabendo às mulheres a responsabilidade de ajudarem na confeção de alguns dos pratos que irão chegar à mesa dos visitantes. O trabalho de preparação exige algum cuidado, mas de acordo com Gabriel Pinho – um dos mestres da confraria – “é feito com imenso carinho”.

PUBLICIDADE

As novidades do cardápio são o Gelado de Nabo e, como aperitivo ou digestivo, o “Ginabo”. Dois produtos originais que só podem ser provados em certames organizados pela Confraria Nabos e Companhia.

Nuno Janicas, confrade-mor, reconheceu que esta feira já ganhou “uma dimensão, um alcance e um reconhecimento” do concelho e da região. “Já faz parte do mapa dos eventos a não perder”, disse, reforçando a ideia de que sendo este um “vegetal tão prosaico (…) acrescenta vida à aldeia”.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto NDC com Nuno Janicas, confrade-mor

 

Fernando Martins, diretor Regional de Agricultura e Pescas, fez questão de destacar a “capacidade de resistência da região”, já que conseguiu aproveitar solos “marginais”, em termos de utilização, para a produção dos grelos de nabo.

Na sessão de abertura, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou que este é um evento “mobilizador de pessoas” e que consegue animar  a região “em três vertentes: na componente económica, na dimensão social e cultural e na componente turística”.

Raúl Almeida, presidente da Câmara de Mira, elogiou o trabalho da “melhor confraria nacional”, já que para além de promover através da feira este produto caraterístico da gastronomia regional tem ainda um trabalho consolidado na área da cultura, da reabilitação e ao nível social. “O que faz esta confraria são as pessoas”, frisou o autarca.

Nesta cerimónia, houve ainda tempo para a Benção da Horta da Confraria e, de onde saem, muitos dos produtos que são comercializados e/ou confecionados até ao próximo domingo.

Veja o Direto NDC com uma visita guiada à zona de confeção de alimentos

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE