Mundo

Nesta igreja pode mesmo “confessar-se a Jesus”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-11-2024

O que pensávamos que não era possível, por vezes acontece. Numa igreja, na Suíça, no confessionário não encontrará um padre, mas sim um holograma alimentado por Inteligência Artificial de Jesus Cristo.

PUBLICIDADE

publicidade

A Capela de São Pedro em Lucerna trabalhou com o Laboratório de Investigação de Realidades Imersivas da universidade HSLU nesta instalação artística experimental, que tem como objetivo levantar questões sobre as oportunidades e os riscos envolvidos na utilização da inteligência artificial nos cuidados pastorais, segundo a EuroNews.

As pessoas podem interagir com uma representação holográfica, alegadamente, se dirige aos utilizadores com “A paz esteja contigo, irmão” e os incentiva a discutir “o que quer que esteja a perturbar o seu coração hoje”.

A instalação “Deus in Machina” foi concebida por Philipp Haslbauer e Aljosa Smolic do Centro de Realidades Imersivas da Hochschule Luzern, juntamente com Marco Schmid, que é teólogo na paróquia.

A obra “sugere a omnisciência e a sabedoria divinas. É deliberadamente provocador”, disse Marco Schmid da Capela de São Pedro.

“As pessoas curiosas que estão mais afastadas da igreja são particularmente susceptíveis de mostrar grande interesse em trocar ideias com o Jesus da IA”, acrescentou.

O programa quer colocar as pessoas a “pensar criticamente sobre os limites da tecnologia no contexto da religião”, segundo a equipa, que insistiu que colocar a instalação num confessionário foi uma decisão destinada a encorajar “momentos de intimidade” com o holograma.