Primeira Página

Nesta feira “os grelos vão com tudo”. A entrada é livre

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 17-05-2024

Aí está a 18.ª edição da Feira dos Grelos dos Carapelhos no concelho de Mira. O evento decorre até domingo, 19 de maio.

PUBLICIDADE

A iniciativa gastronómica é dinamizada pela Confraria Nabos e Companhia com o apoio da Câmara Municipal de Mira e abertura oficial decorreu na manhã desta sexta-feira, contando com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Durante três dias, os visitantes “terão a oportunidade de mergulhar na cultura culinária da região, onde os grelos de nabo são os reis”, salienta Élio Janicas da organização.

PUBLICIDADE

O objetivo é fazer a “divulgação dos grelos, da gastronomia gandaresa e promover a região” adianta o grão-mestre da confraria.

Esta feira tem lugar junto à sede da Confraria Nabos e Companhia, no centro da aldeia, onde são disponibilizados mais de 800 lugares sentados para os comensais poderem saborear alguns dos pratos típicos da região.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Na ementa, onde “o ingrediente obrigatório são os grelos de nabo, constam pratos como “Punheta com grelos à vista”, “Pregado de Praia com grelos à vista”, “Vaca caída com grelos à vista” ou “Galo ao Grelo”, recorda Nuno Janicas, adiantando que ao longo destes três dias são 80 os voluntários que preparam o repasto.

Sem esquecer o gin e gelado com sabor a nabo que são outras propostas.

O confrade Manuel Conceição lembra que “os grelos vão com tudo”.

A preparação dos grelos é toda feita por elementos do sexo masculino da confraria, cabendo às mulheres a responsabilidade de ajudarem na confeção de alguns dos pratos que irão chegar à mesa.

Na abertura do certame o secretário de Estado recordou que “a transversalidade que o sector do turismo tem”. Pedro Machado salienta que este território da Gândara oferece experiências únicas e diferenciadas, que cada vez mais são procuradas por turistas.

Para o presidente da Câmara de Mira, Artur Fresco, “a Feira dos Grelos é um momento especial em que a comunidade se reúne para celebrar a riqueza da gastronomia local”.

Os participantes poderão desfrutar, ainda, de workshops, ateliers de pintura, exposições de artesanato e muito mais.

O programa de entretenimento também promete animar os dias da feira, com vários concertos, atividades desportivas.

A entrada é livre.

Clique na fotogaleria e veja os pratos que pode provar na Feira dos Grelos de Carapelhos:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE