Primeira Página

Nesta empresa da Figueira da Foz os produtos estrela são enguias, lampreias e sável

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 06-02-2024

A Associação Figueira Sabor a Mar promoveu uma visita promocional às novas instalações dos patrocinadores, a Irmãos Norinho. A empresa das Alhadas tem como produtos estrela as enguias, lampreia e sável, mas também comercializa outros peixes, mariscos e carnes congeladas.

PUBLICIDADE

Com mais de seis décadas de existência, a empresa familiar Irmãos Norinho, cuja história começou no século passado (1960) com os pais Diamantino e Áurea Norinho. O casal veio de Gondomar, e antes de se instalar na Figueira da Foz, ainda passou por Salvaterra de Magos. Alcácer do Sal e Mértola, sempre no ramo de compra e venda de enguias, lampreias e sável.

Na localidade da Costeira, freguesia de Alhadas, Diamantino Norinho encontrou, na altura, o terreno com as condições ideais para implementar as infraestruturas adequadas à ação da empresa. À época, a comercialização centrava-se nas enguias bebés.

PUBLICIDADE

Com a chegada do século XXI, o legado passou para dois dos três filhos do fundador e recebeu uma nova designação: Irmãos Norinho, Lda. Os rostos deste negócio familiar são, desde então, Jorge, pai de Rafael o “coração da empresa”, e Vítor Norinho, responsável pelas finanças.

A enguia (adulta), a lampreia e o sável são os produtos-estrela da Irmãos Norinho. Os três são vendidos vivos, daí o cuidado extremo com a qualidade e sobretudo a distribuição, utilizando uma frota de veículos modernos com tanques de fibra feitos à medida em cada carrinha.

PUBLICIDADE

publicidade

Os veículos estão equipados com turbaria dianteira de ar, garrafa com oxigénio e um motor extra para reciclagem de ar, para garantir a máxima qualidade das enguias aos clientes.

Com um avultado investimento em infraestruturas que abriu portas a meio de 2023, dando trabalho a uma dezena de pessoas, a venda da enguia fresca amanhada ou enguia fumada são a principal novidade. Apesar das dificuldades ao nível da lampreia, devido a razões climáticas, a Irmãos Norinho espera comercializar 20 mil lampreias até abril.

Para além da lampreia, enguia e sável, este negócio familiar cresceu com o tempo, tendo aberto novos horizontes em mariscos, outros peixes – bacalhau, incluído – e carne congelada.

Neste momento, a empresa abrange todo o território nacional, tendo ganho novas valências através da compra e venda de produtos congelados, bacalhau e mariscos.

Em 2014, foi criada a marca “Delícias do Mondego”, marca própria da empresa que consiste em produtos preparados com os seus produtos (enguias, lampreias, mariscos, entre outros).

A gama de produtos abrange alguns produtos prontos a comer: enguias em molho de escabeche, ensopado de enguias, miolo de camarão picante e mexilhões em molho de escabeche, camarões de todos os calibres, sapateira, búzios, vieiras, mexilhões, ameijoas, navalheiras e lavagantes.

O Bacalhau, “fiel companheiro português”, também está disponível em posta completa, posta económica, posta longa nobre, lombos e migas.

A qualidade dos produtos e a forma séria de estar no mercado obrigaram a marca a alargar a gama de produtos às carnes/porco preto, com destaque para os lagartos, tirinhas de porco preto, lagartixas, plumas legitimas, plumas do cachaço, secretos, entrecosto, abanicos, lombinhos, bochechas, costeletas, cachaço, picanhas, vazias e acém de novilho, entre outros produtos também disponíveis.

Nas novas instalações podem ser também encontradas algumas marcas de vinho como Casas da Bairrada, Adega S. Domingos e a reputada marca de vinhos do Douro e Dão, FTP vinhos.

A Irmãos Norinho disponibiliza estas escolhas para aumentar o seu leque de produtos com a qualidade que os caracteriza.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE