Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

NERC promove a refundação da ACIC

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-09-2021

A Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC) foi fundada no ano de 1863, perfazendo assim a bonita idade de 158 anos em 2021, data que irá coincidir com a sua refundação, anuncia a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

A instituição liderada por Horácio Pina Prata recorda que toda a existência da ACIC “passou por várias vicissitudes com momentos de glória e outros menos conseguidos”.

Pelos corpos sociais da ACIC passaram as principais personalidades da região, quer ao nível político, associativo, social, ensino e, como não poderia deixar de ser, ao nível empresarial (Indústria, Comércio, Turismo e Serviços).
 
Do seu dinamismo ao longo dos vários anos resultaram apoios às principais iniciativas empresariais, pelo que na sua longa existência podemos encontrar a sua participação nas mais variadas iniciativas a nível local, regional e nacional. 
Durante décadas, a sua voz era tida em conta sempre que se discutiam assuntos relacionados com o desenvolvimento regional e teve participaação ativa em iniciativas empresariais, como o  IPN, ITAP, NOVOTECNA, AIBILI, TECNOPOLO DE COIMBRA CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS, CENTRO BIOMASSA PARA A ENERGIA ou EXPLORATÓRIO INFANTE D.HENRIQUE. 

Para além disso criou a mítica CIC-Feira Comercial,e Industrial de Coimbra, que se tornou no maior evento de dinamização do tecido empresarial de Coimbra.

Também comprou e reconstruiu uma sede social com dignidade no centro urbano da cidade, que se veio a tornar local de muitas e variadas iniciativas, empresariais, sociais, culturais, sindicais e   políticas. Comprou, dinamizou e reconstruiu instalações próprias para a realização das feiras, que viria a realizar ao longo do ano, no chamado Polo da Relvinha. Promoveu a formação profissional e a requalificação dos seus trabalhadores durante anos, tendo passado pela sua formação milhares de formandos.

Este é um resumo muito limitado do trabalho desenvolvido ao longo de muitas décadas, mas muito do espólio está retratado no livro dos 140 anos editado pela ACIC em 2003 e é um histórico que se criou durante século e meio, que não pode ser esquecido”, salienta a NERC.

PUBLICIDADE

 
Os inúmeros empresários construíram com o seu esforço, o seu empenho e até o seu dinheiro, uma associação que foi ouvida nos mais variados fóruns nacionais até que até ao momento de se tornar insolvente em 2013.

Em 2014, foi criada uma nova associação (NERC), que já alberga um significativo espólio associativo com antigos associados, empresas singulares e coletivas e ex-Presidentes da ACIC nos seus órgãos sociais que tem como lema “Na defesa da Região e  dos empresários que somos nós”.

A NERC “foi criada  para a defesa da “Região de Coimbra” tendo estatutariamente como âmbito geográfico os seus 19 concelhos e como primeiro objetivo “promover o desenvolvimento das atividades económicas” (…) nos domínios técnico, económico, comercial, associativo e outros”. Na persecução da sua missão a NERC armou-se e mantém os instrumentos adequados à sua proposta fundacional, ampliando a representação da Região em organismos confederados, fazendo parte da Rede das Associações Regionais da AIP /CCIP, assumindo a Vice-Presidência da Associação Industrial Portuguesa, representando os empresários da Região de Coimbra na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa; do CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro e da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal”

Na defesa da região, a NERC tem vindo a aplicar a experiência positiva ganha com o trabalho em rede e em consórcio das Associações Regionais da AIP – onde se incluem a AEBB, NERA, NERBE, NERE, NERLEI, NERPOR, NERSANT, NERVIR – bem como das associações constituintes na Região Centro do Conselho Empresarial do Centro no sentido de estimular projetos estratégicos em defesa das empresas da região de Coimbra, participa em diversos projetos de âmbito comunitário e global em domínios da internacionalização e cooperação empresarial.

Considerando que está  perdido todo o património edificado da ACIC, por manifesta  impossibilidade da sua recuperação e que é preciso lutar no sentido de preservar todo o património histórico, empresarial, cultural e associativo, a NERC entende que  a “ACIC deve ser refundada com  novo programa adaptado às realidades atuais, integrando  e motivando o mundo empresarial para a necessidade  da existência  duma  associação que os represente e imprima dinamismo à região centro de Portugal, devendo para isso ser convidados  todos os empresários a fazerem a sua adesão, bem como  elaborar  um programa e um plano de ação modernos e ainda convidar  todos os ex-associados e ex-presidentes da ACIC a formarem o núcleo central da refundação”.

A direção da NERC  já aprovou na sua reunião de dia 7 de Setembro de 2021, a alteração do nome da NERC- Associação Empresarial da Região  de Coimbra para NERC- ACIC – Associação Empresarial da Região de Coimbra e vai promover a  instalação da ACIC – Conselho Empresarial da Região.
 
Vão integrar  a ACIC-Conselho Empresarial os ex-presidentes e ex-dirigentes da ACIC,   empresários e ex-associados da ACIC (comércio, indústria, serviços e turismo), e ainda personalidades políticas, universitárias, sociais, culturais e empresariais relevantes do desenvolvimento associativo e empresarial da Região  de Coimbra.
O Conselho será constituído por um núcleo fundador composto por ex-presidentes da ACIC (José da Costa, José Mariz, Maria Luísa Rodrigues, César Branquinho, José Espírito Santo e Horácio Pina Prata), que irão mobilizar as atividades para a refundação do legado   da ACIC, sendo apoiados pela  entidade  associativa NERC/ACIC;
 
Será promovido um manifesto público para alargamento da base de apoio nacional e internacional a esta iniciativa e respetiva apresentação pública da  refundação associativa da ACIC.

No comunicado enviado a NDC, a direção apela à união de todos em torno da defesa do  futuro das empresas em Coimbra e na sua região.

 
Mais do que nunca, nestes tempos de crise e de profunda mudança, podemos afirmar com mais convicção que com esta iniciativa se recuperará a autoestima dos empresários, conclui a NERC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com