O engenheiro eletrotécnico Nelson Fernandes é o novo candidato do PSD à Câmara Municipal da Mealhada, uma escolha que surgiu depois de o gestor António Baptista Pires ter desistido na sequência de uma sentença de declaração de insolvência.
“Decidi candidatar-me à Câmara Municipal da Mealhada com um compromisso de seriedade, transparência e dedicação total. O concelho encontra-se estagnado há décadas, resultado de sucessivas governações socialistas”, destacou Nelson Fernandes.
Em declarações à agência Lusa, o candidato, de 56 anos, que desempenha funções na Câmara Municipal de Cantanhede, considerou que a mudança de rostos não trouxe uma verdadeira mudança de políticas e a população já sente esse desgaste.
PUBLICIDADE
“Quero que a Mealhada cresça ao ritmo dos concelhos vizinhos, Cantanhede e Anadia, que avance com dinamismo e ambição. Acredito numa política de proximidade, em que os eleitos estão verdadeiramente ao lado das pessoas: para ouvir, agir e concretizar”, sustentou.
De acordo com Nelson Fernandes, que concorre pela primeira vez ao cargo, a sua candidatura pretende contribuir para “uma Mealhada mais moderna, mais justa e com oportunidades para todos”.
“Um concelho onde os nossos filhos possam crescer com orgulho na sua terra”, acrescentou.
Entre as suas prioridades figuram a valorização da juventude, visando criar condições para que os jovens encontrem no concelho oportunidades para viver, trabalhar e realizar os seus projetos; bem como o apoio à agricultura, com a criação de um Gabinete de Apoio ao Agricultor.
“Os técnicos municipais, nas áreas de engenharia, arquitetura, contabilidade, cultura, desporto e ação social devem estar disponíveis para apoiar diretamente coletividades, associações e juntas de freguesia”, sustentou.
Na área da habitação, o engenheiro eletrotécnico pretende que a Câmara tenha um papel ativo na revitalização de espaços e na criação de soluções de habitação acessível; enquanto no combate e prevenção de incêndios identifica a necessidade de se promover a criação de aldeias seguras, investindo na proteção das populações e na preservação do território.
Caso venha a ser eleito, promete apoiar os artistas e as associações locais, dinamizar eventos e valorizar a identidade, tornando a cultura acessível a todos, para além de criar um Gabinete de Desenvolvimento Económico e Social, com a função de atrair investimento, apoiar as empresas locais e promover iniciativas de caráter social que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população.
Indica ainda a necessidade de se desenvolver e apoiar o turismo de um concelho conhecido pelo leitão à Bairrada.
“Ao valorizar a gastronomia local, juntamente com as atrações do Luso e do Bussaco, cada visita torna-se numa experiência única. Em todas as freguesias existem pontos de interesse, ora religiosos, ora históricos ou ambientais, que nunca foram devidamente identificados e que a maioria das pessoas desconhece”, concluiu.
Além de Nelson Fernandes pelo PSD, concorrem à Câmara da Mealhada o atual presidente António Jorge Franco, pelo Movimento Independente Mais e Melhor, e Guilherme Duarte, pelo PS.
António Jorge Franco foi eleito presidente da Câmara Municipal da Mealhada em 2021, pelo Movimento Independente Mais e Melhor com 37,82% dos votos, enquanto o PS arrecadou 29,54%, a Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada 19,20%, a CDU 4,27%, o BE 3,10% e o Chega 1,58%.
O executivo da Câmara da Mealhada é formado por três eleitos do Movimento Independente Mais e Melhor, três do PS e um da Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada.
As eleições autárquicas estão agendadas para dia 12 de outubro.
PUBLICIDADE