Na Pampilhosa da Serra, o Natal tem a habilidade misteriosa de nos fazer regressar a um tempo que, afinal, nunca partiu.
De 11 a 21 de dezembro, entrar no Natal Serrano é entrar numa espécie de máquina do tempo, que convida os visitantes a saborear, a sentir e a recordar a genuína quadra natalícia, que outrora se celebrava nas aldeias do concelho e na vila. O evento recupera a verdadeira magia, simplicidade e o aconchego desta época, resistindo ao espírito consumista e comercial.
O mato que se pisa no chão, os sabores típicos, as vestes tradicionais e a simpatia de quem recebe, ou a decoração rústica e fiel à identidade serrana, criam uma atmosfera única que sabe a “casa”.
PUBLICIDADE
Festival da Filhó Espichada: um espetáculo dentro do espetáculo: O cheirinho agradável e familiar da filhó espichada invade-nos delicadamente a todo o instante. As 8 freguesias do concelho são presença indispensável no certame, apresentando as várias formas de confeção de uma das mais aclamadas iguarias da Região, sempre com doses generosas de ternura, simpatia e alegria. O ambiente no Festival da Filhó Espichada é de festa constante. Uma festa protagonizada por quem já preparou e moldou milhares de quilos de massa de filhó, mas ainda não perdeu a paixão, nem a capacidade de a transmitir às gerações mais novas.
Largo das Festas: concertinas, concertos… os melhores momentos: As atuações musicais são uma constante ao longo de todo o evento, com um programa que abrange vários gostos, privilegiando, ainda assim, a música popular e tradicional. São esperados concertos de artistas bem conhecidos do panorama musical português, num cartaz complementado com atuações de artistas locais, ranchos folclóricos concelhios e animação itinerante. E como em qualquer celebração à boa moda serrana, não faltam os sons das concertinas, as desgarradas e os cantares entoados em uníssono, com alma e cumplicidade.
Tasquinhas e cantinho da merenda: o delicioso e tradicional tempero do Natal Serrano: As petisqueiras e tasquinhas são responsáveis por dar um tempero especial à celebração. Aqui, pode desfrutar dos habituais petiscos, da gastronomia tradicional e até de pratos que no contexto natalino se saboreiam com redobrado gosto, como a irresistível tibornada de bacalhau. No evento não há street food, nem é preciso porque há melhor: comida de conforto preparada com dedicação e muita sabedoria.
Mercadinho de Natal: A paixão dos artesãos e produtores da Região está aqui! Mais de 30 expositores exibem com orgulho objetos, acessórios e produtos, que são o resultado do seu engenho, dedicação e minúcia. No Mercadinho de Natal, os artigos contam histórias e surpreendem pela sua simplicidade, beleza e utilidade, pelas mãos de homens e mulheres que continuam a preservar nobres ofícios.
Eira da Brincadeira & Pista de Gelo: divertimentos tradicionais, memórias especiais: O maior presente de Natal é a felicidade das crianças e por isso há um espaço muito especial dedicado aos mais jovens. Este é pequeno mundo em que os sorrisos das crianças se constroem com desafios e experiências criativas, mas sem novas tecnologias. Como se não bastasse, volta a haver “presente” imperdível: uma pista de gelo que promete entusiasmar sobretudo os/as mais pequenos/as e proporcionar-lhes momentos memoráveis e de plena alegria.
Veja aqui o programa na íntegra.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

