Cidade

É Natal no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Quer ir?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-12-2016

O programa especial natal continua a animar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, com atividades programadas até 30 de dezembro.

PUBLICIDADE

Mosteiro da Raínha Santa

Na próxima quinta-feira dia 08 (feriado nacional) decorre a oficina “Na Ponta dos Dedos”. Nesta oficina as crianças trabalham com diversos materiais, num ambiente descontraído, alegre, que promove o desenvolvimento da criatividade, expressão e partilha em grupo através da construção de fantoches de dedo.

PUBLICIDADE

No sábado dia 10, as crianças são desafiadas a pôr as mãos na massa no ateliê de culinária “Bolachas e Biscoitos de Natal”.

No domingo dia 11, o ateliê “Postais e Cartas de Natal” propõe elaborar postais e cartas de Natal com base nas letras capitulares medievais de esmerada composição, com motivos florais e figurativos. As três iniciativas decorrem entre as 14h30 e as 17 horas e necessitam inscrição prévia.

PUBLICIDADE

publicidade

Além das oficinas educativas continuam as sessões de cinema de animação, que durante todo o mês exibem 7 curtas-metragens em dois horários: 10h30 e 15h30. As sessões têm entrada livre, duração de 67 minutos e contam com a parceria do Fila K Cineclube.

As oficinas retomam na segunda quinzena de dezembro. Abarcam todo o período das férias escolares constituindo uma ótima oferta para as férias de natal.

PROGRAMA ESPECIAL NATAL 2016

OFICINAS EDUCATIVAS

Dias: 1, 3, 4, 8, 10, 11, 17, 18, 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro (16 dias)

Horários: manhã das10:30 às 13:00 e tarde das 14:30 às 17:00

Público-alvo: Crianças (+5 anos)

Lotação: Mínimo de 5 e máximo de 15

Taxa de ingresso: 5 euros (por criança/por ateliê)

Nota: As datas das oficinas podem ser alteradas desde que seja garantido o número mínimo de participantes

  • ATELIÊ DE CULINÁRIA “BOLACHAS E BISCOITOS DE NATAL”

Durante este ateliê, os mais pequenos são desafiados a pôr as mãos na massa. Mas não só! Para além de aprender a fazer, também são incentivados a dar asas à imaginação na hora de decorar os biscoitos de Natal. Este ateliê é super docinho e as crianças vão adorar!

  • ATELIÊ DA ESCRITA “POSTAIS E CARTAS DE NATAL”

Este ano, os postais e as cartas de Natal vão ganhar uma nova dimensão. A partir das letras capitulares medievais de esmerada composição, com motivos florais e figurativos. É de destacar o colorido das figuras.  

  • ATELIÊ CRIATIVO “DECORAÇÕES  DE NATAL”

Decorar a árvore é o momento natalício em que todas as crianças gostam de participar. Neste ateliê criativo, as crianças têm oportunidade de criar enfeites de Natal únicos e personalizados que, certamente, vão ter lugar de destaque na árvore lá de casa. 

  • ATELIÊ CRIATIVO  “ NA PONTA DOS DEDOS”

Queremos proporcionar momentos de descoberta, alegria, desenvolvimento da criatividade, expressão e partilha em grupo através da construção de fantoches de dedo.

 

CINEMA DE ANIMAÇÃO no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

Ao longo do mês de Dezembro 7 curtas-metragens para ver e rever em família…com os amigos… (descrição dos filmes no documento anexo “CinemaAnimação”)

Dias em exibição: 1, 3, 4, 8, 10, 11, 17, 18, 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro (16 dias)

Horários: 10:30 e 15:30 (2 sessões)

Duração: 67 minutos

Público-alvo: Crianças (+3 anos) e famílias | máx. 54

Entrada gratuita

Dia 21 de dezembro festeje o DIA MAIS CURTO DO ANO e junte-se à festa do cinema em formato curto!

Palestra “A Duração dos Dias”

Por Nuno Peixinho, investigador e coordenador da Unidade de Promoção de Ciência do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

Sinopse: Todos sabemos quando é de dia ou de noite. Ou será que não sabemos? A partir de que momento durante o crepúsculo vespertino passa a ser noite? E no matutino, quando passa a ser dia? Se não sabemos exatamente quando começa o dia nem a noite como sabemos a duração exata do dia? Mesmo se não o soubéssemos poderíamos na mesma saber qual é o dia mais curto e o dia mais longo. Mas como sabemos que a duração do dia é igual à da noite? Afinal de contas, porque têm os dias durações diferentes? É isso que vamos ver.

Horário: 17h30

Duração: 30/45 minutos

Público-alvo: Todos

Entrada Gratuita

 

Festival de curtas-metragens O DIA MAIS CURTO | Sessão “Papel de Natal e Outras Histórias”.

Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto (descrição dos filmes no documento anexo “Cinema_DiaMaisCurto”).

Horário: 18h30 e 21h30

Duração: 60 minutos

Público-alvo: Todos

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE