Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Natal em Oliveira do Hospital com programa cultural e animação até janeiro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-12-2022

Iluminação de rua, exposições, animação infantil, cepos natalícios, presépios nas freguesias, música em ciclo de concertos pelas igrejas, um mercado, showcookings de promoção de produtos locais e um concurso de montras marcam a programação do Natal em Oliveira do Hospital, a decorrer até ao dia 6 de janeiro. 

PUBLICIDADE

A extensa programação que celebra a quadra natalícia de 2022, organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com a ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, é gratuita, dirigida a toda família, e integra um vasto programa de eventos culturais e de lazer, enquanto constituintes de promoção do comércio e da atividade local.   

A luz e o espírito natalício chegam à cidade na sexta-feira, dia 9, às 18h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com o simbólico momento de ligação da iluminação de Natal, acompanhado de um apontamento musical promovido pelos grupo de Pequenos Cantores e Coral Juvenil de Sant’Ana.

PUBLICIDADE

publicidade

O Natal no Mercado, a decorrer no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital durante a quadra natalícia, dá a conhecer produtos e artesanato local e um mercadinho promovido pelas IPSS do concelho e oferece animação, espetáculos e música com Djs ao fim de semana, até às 00h30. Aos domingos, há música ao vivo, entre as 15h00 e as 19h00. 

No mesmo âmbito, nos dias 14, 15, 16 e 21 e 22, de manhã e à tarde, os Serviços Educativos Municipais promovem dramatizações, apresentam curtas-metragens e momentos musicais com canções  tradicionais de Natal. 

PUBLICIDADE

No dia 18, às 15h00, decorre o Espetáculo Mátria, com Leandro Araújo, da programação Coimbra Região de Cultura 2,0, e, às 16h30, é apresentada a peça Re-ACT – Mulheres Intemporais da Região de Coimbra, pela Companhia Almanach, seguido de animação musical por Rosalinde Schoen. 

Da Nossa Terra – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional assume a versão da época e, no dia 10, às 11h30, dá a conhecer formas e ideias diferentes de pratos, num showcooking com o Chef João Quaresma. No dia 17, às 11h30, é a vez do Chef José Dias apresentar as suas receitas. 

De 12 a 16 de dezembro, as iniciativas AEOH Expressivo e Natal em Movimento – Eptoconcertinas apresentam canções de Natal e declamação de poesia pelas ruas da cidade, numa iniciativa com a colaboração de alunos de várias turmas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA.

Ao longo do mês de dezembro, um leque de exposições alusivas ao Natal e com contributos da comunidade podem ser visitadas no Café Central, Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira e Museu Municipal António Simões Saraiva, em Bobadela. 

A pratica desportiva está incluída na programação com a iniciativa mOHve te no Natal, que integra, em simultâneo, caminhada, corrida e um passeio de BTT, no dia 16 de dezembro. O ponto de encontro é as 21h30 no Largo Ribeiro do Amaral.  

Os mais pequenos têm a animação concentrada no “SítiOH da Brincadeira”, com insufláveis, carrossel e carrinhos de choque, em frente ao Mercado Municipal. Pela cidade, há música itinerante ao vivo. 

O Natal em Oliveira do Hospital estende-se ao concelho, com programação cultural em vilas e aldeias. Iniciativas como o Ciclo pelas Igrejas, levada a cabo pelos grupos e músicos do concelho, a decorrer desde o dia 1 de dezembro e até 7 de janeiro, percorre diversas igrejas em diferentes freguesias, com concerto que são, ao mesmo tempo, um momento de reunião e de comunhão em torno da música e do património. 

Os tradicionais Cepos de Natal também podem ser visitados nas aldeias, num périplo pelo concelho que inclui uma Rota dos Presépios.

Como forma de estímulo à economia local, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a ADI promovem, uma vez mais este ano, a iniciativa “Este Natal faça compras no nosso comércio tradicional”, de apoio ao comércio e que é também um apelo à solidariedade, para que os consumidores façam compras no comércio local.

Até ao dia 6 de janeiro de 2023, os clientes das lojas aderentes à iniciativa habilitam-se a ganhar vales de compras que podem ir até aos 500 euros. Paralelamente, decorre o já habitual Concurso de Montras, que desafia os comerciantes a enfeitarem os espaços comerciais com temas alusivos à quadra natalícia. 

Com a programação do Natal em Oliveira do Hospital, o Município pretende assumir-se como um pólo dinamizador e um centro apelativo para atrair pessoas à cidade e aldeias do concelho. Ao mesmo tempo, animar o comércio, dar vitalidade ao espaço urbano e conferir mais animação e cor à cidade até ao início do mês de janeiro de 2023. 

O programa geral e as várias ações desenvolvidas durante o Natal em Oliveira do Hospital podem ser acompanhados nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital. Diariamente são disponibilizadas informações sobre as iniciativas a decorrer.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com