Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Natal em Coimbra com carrossel parisiense na Portagem. Passagem de ano ainda está em pausa (com videos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-11-2021

Um carrossel parisiense com entradas gratuitas, na Portagem, comboio a percorrer as ruas da baixa e o sítio do Pai Natal, na Praça do Comércio, destacam-se da animação de Natal em Coimbra. O programa foi hoje apresentado no Largo do Poço pelo presidente da Câmara Municipal, acompanhado pela presidente da Associação de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), e a representante da Clínica SANFIL, Joana Santos da Mota. A iluminação de Natal na cidade será ligada esta sexta-feira, dia em que também começa o programa cultural.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva apelou aos cidadãos para que cumpram a terceira dose da vacinação contra a covid-19 e afirmou que todos os espaços com animação vão cumprir as regras da DGS, por forma a manter as “infeções num nível aceitável” durante a época natalícia em Coimbra. O autarca disse ao Noticías de Coimbra que as comemorações da passagem de ano se encontram a aguardar o desenrolar da evolução da pandemia, por razões de segurança.

O presidente da Câmara de Coimbra revelou ainda que o investimento global neste programa de animação foi de 196 mil euros, sendo 148 mil euros para a iluminação de Natal, 43 mil euros para a tenda e comboio e o restante para os concertos. O carrossel parisense é patrocinado pela Clínica Sanfil e permite entradas gratuitas.

PUBLICIDADE

publicidade

Vários concertos, um ciclo de cantares tradicionais de temática natalícia, iniciativas de caráter literário, lúdico e pedagógico dirigidas a todos os públicos, visitas guiadas, exposições de presépios e muitas outras iniciativas prometem animar a cidade e, particularmente, a Baixa de Coimbra nas próximas cinco semanas. Segundo a autarquia, a “programação foi articulada com a APBC, com o objetivo de criar maior atratividade e dinamismo nesta zona comercial da cidade durante a época natalícia, para além do programa que esta associação já desenvolve anualmente e que é apoiado pela autarquia”.

O momento da inauguração da iluminação e de arranque do programa é acompanhado musicalmente, na Praça 8 de Maio, pelo Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra. A iluminação festiva vai estar acesa até ao dia 07 de janeiro de 2022, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira das 14h00 às 22h00; sextas-feiras das 14h00 às 24h00; aos sábados das 11h00 às 24h00; aos domingos das 11h00 às 22h00; no dia 24 de dezembro das 11h00 às 17h00 e no dia de Natal das 15h00 às 20h00.

PUBLICIDADE

Este ano haverá luzes de Natal no Varandim do Convento São Francisco, Rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara), Av. João das Regras, Praça das Cortes, Rotunda da Praça das Cortes, Ponte Santa Clara, Largo da Portagem, Rua da Sota. Entrada das Escadas do Gato, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Quebra Costas, Praça 8 de Maio e fachada dos Paços do Concelho, entradas da Rua Martins de Carvalho (Figueirinhas), Rua do Corvo, Rua da Loiça, Rua da Moeda, Rua das Padeiras, Rua Adelino Veiga e Rua das Azeiteiras, Largo do Romal, Largo do Poço, Largo da Freiria, Largo do Paço do Conde, Largo das Ameias, Largo das Olarias, Rua dos Sapateiros, Praça do Comércio, Rua da Sofia, Terreiro da Erva, Mercado Municipal D. Pedro V, Praça da República, Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Gira Solum.

O programa inclui o concerto com Filipe Pinto-Ribeiro, pianista de renome internacional, a que se associa um quarteto de cordas, um concerto oferecido à cidade, marcado para dia 12 de dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre. “Jubilate”, pelo Quarteto Santa Cruz, José Carlos Oliveira (órgão) e a mezzo-soprano Nélia Gonçalves; “Coimbra Canta o Natal”, com a Orquestra Clássica do Centro, André Sardet e o Coimbra Faist Choir, no Convento São Francisco; “O Magnum Mysterium”, protagonizado pelo Manuel Faria Ensemble; “Notas de Natal” – INATEL, que juntará o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o Fado ao Centro, são outros dos concertos em destaque na programação natalícia da autarquia. O tradicional Concerto de Ano Novo, a cargo da Orquestra Clássica do Centro, encerrará o ciclo dos grandes concertos de Natal proporcionados pela CM Coimbra, no dia 06 de janeiro, no grande auditório do Convento São Francisco.

Já o ciclo “Cantares de Natal – Cantar ao Menino” vai envolver um conjunto de oito grupos de etnografia e folclore do concelho na apresentação de repertório que enaltece a Natividade, em diferentes espaços de relevante importância histórica, cultural e de sociabilidade da Baixa da cidade. O Largo da Portagem, a Praça 8 de Maio e as Escadas de São Tiago acolhem, nos próximos sábados (04, 11 e 18 de dezembro) a iniciativa, na tentativa de a autarquia proporcionar à população local e a quem nos visita um ambiente caraterístico da quadra natalícia que fomente, em simultâneo, a fruição de gente nas ruas e a valorização do comércio tradicional.

O presépio da autoria de Cabral Antunes e o tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra vão estar novamente expostos ao público, respetivamente, no piso térreo do Mercado Municipal D. Pedro V e na Casa Municipal da Proteção Civil. A Casa Municipal da Cultura terá ainda patente uma exposição de presépios artesanais, promovendo o trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos de várias regiões do país.

A mais antiga representação artística da Natividade será também tema de uma das visitas guiadas municipais, a qual incidirá sobre o presépio da igreja de Santo António dos Olivais, de autoria de Joaquim Machado de Castro. Ainda no âmbito dos roteiros temáticos municipais, será abordada a doçaria conventual criada nos Mosteiros e Conventos de Coimbra na visita guiada intitulada “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra”.

Natal com literatura e nas freguesias

A Biblioteca Infantil/Ludoteca (na Casa Municipal da Cultura) vai realizar as habituais Horas do Conto, a apresentação de livros infantojuvenis e um encontro com as escritoras Alice Cardoso e Milú Loureiro. Em destaque estarão expostos, no espaço infanto-juvenil, um vasto conjunto de livros sobre o Natal, no intuito de promover a leitura junto dos utilizadores da Biblioteca.

Na Rede Anexa de Bibliotecas Municipais de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Souselas e Trouxemil vão ser dinamizadas atividades dirigidas às famílias, como as “Estórias de Natal em família e ao fim do dia!”. Em curso está, desde 22 de novembro, mantendo-se até 07 de janeiro de 2022, nas oito Bibliotecas Anexas Municipais, a dinamização da hora do conto “O primeiro Natal dos animais e outras estórias originais!”, também disponível para grupos escolares e centros de atividades de tempos livres.

A programação natalícia chega também à Casa da Escrita, onde vão realizar-se dois ateliês de artes decorativas, um peddy-paper e uma oficina de escrita (com leituras e exercícios poéticos e de escrita associados a textos alusivos ao Natal), ações dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Na vertente da literatura e poesia, o público poderá participar nas “Conversas d(o)e Natal”, leitura de poemas de Natal pelo grupo declAMAR Poesia e uma conferência intitulada “O Natal”, por Anselmo Borges.

No âmbito do Serviço Educativo integrado no projeto museológico municipal, a CM Coimbra disponibiliza também oficinas de expressão plástica e visitas ao Edifício Chiado (Coleção Telo de Morais), à Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada) e ao Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

O Convento São Francisco, a par com a programação prevista na área da música e do teatro/marionetas, disponibiliza para os mais pequenos o espetáculo de Circo Contemporâneo Jay Gillian e um concerto para bebés.

A Praça do Comércio acolherá, além da tenda com diversões infantis, uma Feira de Doçaria, no sábado, dia 18 de dezembro, organizada pelo Grupo Folclórico de Coimbra, e mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no sábado anterior, dia 11 de dezembro, permitindo o pleno usufruto deste local magnífico, recentemente requalificado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com