Saúde

Nas próximas 24 ou 48 horas vão ser emitidas duas novas orientações relativamente ao acompanhamento de grávidas e recém-nascidos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-05-2020

A diretora-geral da Saúde adiantou hoje que “nas próximas 24 ou 48 horas” vão ser emitidas duas novas orientações relativamente ao acompanhamento de grávidas e recém-nascidos, depois de uma consensualização entre as especialidades de obstetrícia e neonatologia.

PUBLICIDADE

“Provavelmente, nas próximas 24 ou 48 horas sairão duas novas orientações porque separamos os procedimentos das grávidas, seguidas em obstetrícia, e os procedimentos do recém-nascido, acompanhados pela neonatologia”, afirmou na conferência de imprensa relativa ao ponto da situação da covid-19 em Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

Graça Freitas afirmou que houve “nuances” que foi preciso consensualizar entre obstetrícia e neonatologia porque, exemplificou, pode acontecer uma grávida ter testado positivo à covid-19 e o recém-nascido não, logo a mãe tem de ficar internada e o bebé não.

Pegando nesta caso, a diretora-geral disse que, depois, é necessário estabelecer o seguimento a dar à criança, que tipo de testes deve fazer e com que periodicidade, daí a criação de novas orientações.

PUBLICIDADE

Já sobre a possibilidade de o acompanhante da mulher poder ou não assistir ao parto, Graça Freitas vincou que a “última decisão” será sempre da equipa médica.

A maior parte dos hospitais portugueses que considera ter condições para que o acompanhante assista está a permitir, os restantes não, reforçou.

Ainda sobre esta temática, e relativamente à retoma das consultas de fertilidade, a diretora-geral salientou que essas serão feitas dentro dos termos da retoma das atividades das unidades de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE