Região

“Napoleão – O princípio do fim” lançado no Bussaco (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-11-2021

O jogo “Napoleão – O princípio do fim” foi apresentado, esta manhã, no Palace Hotel do Bussaco, antes da sessão de apresentação, um grupo de alunos da Escola Básica nº2 da Mealhada esteve a jogar no Convento de Santa Cruz do Bussaco.

PUBLICIDADE

Este jogo de tabuleiro, desenvolvido pela Science4you, pretende comunicar e promover o património associado às Invasões Francesas existente nos territórios envolvidos no projeto da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal e assenta no conceito de defesa do território e de resistência do povo português, contribuindo para o desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, história e matemática.

O público-alvo são as famílias, a comunidade escolar e, também, os turistas.

PUBLICIDADE

O Presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, fala de um “projeto inovador, que convida os jovens a conhecer a cultura, a história, mas que pretende também potenciar o turismo da região”.

Jorge Brito, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal, diz que que o jogo apresentado, esta manhã, é de “estratégia, de conhecimento para desafiar os mais jovens a conhecer o território, desenvolvendo um conjunto de competências”.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca da Mealhada, António Jorge Franco, realça que esta iniciativa contribui “para o desenvolvimento de um produto turístico diferenciado”.

De realçar que a Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal é um projeto financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal que tem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra como entidade líder e envolve os municípios de Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

Uma iniciativa que conta com a participação do Turismo de Portugal e que pretende destacar o “património histórico-militar associado aos itinerários napoleónicos em Portugal”, visando o turismo militar, frisou Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro.

“Napoleão – O princípio do fim” apresenta conteúdos alusivos ao desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, história, matemática. Foram adquiridos diversos exemplares para cada município que serão distribuídos nas escolas e nos ​equipamentos culturais, com vista a comunicar e promover o produto, criando u​m conceito assente na mensagem de defesa do território e da resistência de um povo.

Veja o vídeo do Direto NDC da sessão de lançamento do jogo “Napoleão – O princípio do fim”:

Veja o vídeo do Direto NDC com os alunos do 8ºA da EB2 da Mealhada:

Veja o vídeo do Direto NDC com o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão:

Veja o vídeo do Direto NDC com o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco:

Veja o vídeo do Direto NDC comJorge Brito, secretário executivo da CIM Região de Coimbra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE