Acessível e conveniente, alugar um carro pode ser uma excelente forma de se locomover, especialmente quando se está a explorar outro país nas férias, mas há algumas coisas que deve saber.
O site global de comparação de aluguer de carros DiscoverCars.com reuniu dicas sobre como conseguir a melhor oferta, evitar custos ocultos e escolher o carro certo para si.
- Pesquise sobre a idade para poder conduzir: Primeiro, verifique se a idade mínima para conduzir ou alugar um carro é diferente no país para onde vai viajar. Em muitos países, condutores com menos de 18, 21 ou 23 anos não podem alugar um carro – e aqueles com menos de 25 anos podem ter de pagar uma sobretaxa para condutores jovens.
- Encontre o melhor vendedor para si: Não escolha apenas o local mais barato para alugar um carro. Deve também ter em conta as avaliações e classificações de clientes anteriores, bem como as políticas da empresa, as opções de recolha e entrega e a disponibilidade de veículos.
- Métodos de pagamento: Algumas empresas de aluguer de automóveis só aceitam cartões de crédito e não cartões de débito, quer esteja a pagar pelo carro, a deixar um depósito de segurança ou a contratar uma cobertura de seguro adicional em vez de um depósito. Se aceitarem cartões de débito, poderá haver custos adicionais, por isso certifique-se de que consulta antecipadamente as políticas do vendedor que escolheu.
Como manter os custos baixos:
PUBLICIDADE
- Melhor altura para reservar: Geralmente, é melhor fazer a sua reserva com 1 a 4 semanas de antecedência. O preço pode, por vezes, baixar à medida que se aproxima a data, se a empresa de aluguer de automóveis tiver disponibilidade excedente, mas nem sempre (também pode subir). Se vai viajar em épocas de pico, como no meio do verão, ou se tem em mente um veículo específico, como uma minivan, é melhor fazer a sua reserva com alguns meses de antecedência, não apenas para conseguir um preço melhor, mas também devido à elevada procura.
- Utilize a política de cancelamento a seu favor: Na véspera das suas férias, se o preço baixar, poderá cancelar e remarcar por um preço melhor. A DiscoverCars.com oferece um reembolso total se cancelar mais de 48 horas antes da hora marcada para a recolha.
- Considere o local de recolha: Alguns locais serão mais caros do que outros, tornando a decisão sobre onde recolher o seu carro um equilíbrio entre conveniência e poupança. Recolher no aeroporto pode muitas vezes ser mais caro, mas significa que pode começar as suas férias de acordo com o seu horário. Por outro lado, se estiver a fazer uma visita curta ao centro da cidade e o seu alojamento for de fácil acesso a partir daí, este pode ser um local muito mais acessível para recolher o carro. Se estiver a passar alguns dias no centro da cidade a visitar museus e galerias, pode até adiar a recolha do carro até precisar dele para uma viagem mais longa.
- Um carro menor pode poupar dinheiro: Os carros menores são mais eficientes em termos de consumo de combustível e, geralmente, têm um custo de aluguer mais baixo. Embora um veículo mais espaçoso possa ser mais confortável para uma longa viagem, se forem apenas dois a viajar, um carro compacto ou mesmo um carro económico mais pequeno pode ser uma ótima opção.
Multas e taxas que deve conhecer:
- Não se atrase! Solicite uma prorrogação, se necessário: Se devolver o carro alugado com atraso, será cobrado um dia extra completo, além de uma taxa de atraso. A maioria dos fornecedores concede um período de tolerância de meia hora a uma hora, mas é melhor não arriscar. Entre em contacto diretamente com a empresa de aluguer para solicitar uma prorrogação, se necessário, e certifique-se de avisar com antecedência suficiente. Ainda será cobrada a tarifa diária de aluguer, mas evitará a taxa de atraso.
- Antecipe taxas adicionais: Uma viagem internacional de carro é uma experiência incrível, mas os condutores devem ter em mente, ao planear o orçamento das suas férias, que algumas viagens de um país para outro podem envolver taxas transfronteiriças, com base tanto no ponto de partida quanto no destino. Estas taxas garantem que a sua cobertura de seguro seja válida fora do país onde levantou o veículo. Normalmente, também há custos adicionais se estiver a planear ter mais de uma pessoa a conduzir o carro, com uma taxa adicional por cada pessoa que estiver ao volante.
- Preste atenção à política de combustível e quilometragem: Dependendo da política, se devolver o veículo com menos combustível do que tinha quando o recebeu, poderá ser-lhe aplicada uma multa. As políticas “Same-to-Same” exigem que reabasteça o carro, assim como as políticas “Full-to-Full”. Alguns vendedores oferecem uma política “Full-to-Empty”, na qual paga antecipadamente por um depósito cheio de combustível, que não precisará reabastecer ao devolver o carro – mas o custo é frequentemente muito mais alto do que o preço atual do combustível, tornando-o um negócio menos vantajoso para os condutores. Tire uma foto do medidor de combustível no momento do levantamento e antes de devolver o veículo, caso precise de provar ao vendedor ou ao seu banco que realmente reabasteceu. Fique atento à quilometragem que utiliza, a menos que tenha contratado uma política de quilometragem ilimitada — exceder o limite também resultará em cobranças adicionais.
- Tenha atenção a danos: As empresas de aluguer de automóveis cobrarão uma taxa se devolver o carro com arranhões, marcas ou danos. Certifique-se de tirar fotos do carro quando o levantar, bem como antes de o devolver, para não que não lhe sejam cobrados danos que já existiam. A DiscoverCars.com oferece cobertura total, o que significa que os condutores são reembolsados por qualquer uma destas cobranças. Vale a pena pagar por esta proteção de forma a obter tranquilidade.
No geral, o segredo para conseguir um ótimo negócio ao alugar um carro é pesquisar bastante com antecedência, além de manter um registo de tudo para não ser cobrado por nada que não deva.
Aleksandrs Buraks, Head of Growth da DiscoverCars.com, comenta: “Esperamos que o nosso guia para alugar um carro lhe forneça uma lista útil com tudo o que precisa de ter em atenção. Desde escolher o carro perfeito até devolvê-lo no final das suas férias, existem muitos aspetos a considerar!
“Custos inesperados podem fazer o preço do aluguer de um carro disparar, por isso é sempre melhor estar preparado e procurar a melhor oferta. É claro que o custo não é a única coisa que importa – um bom atendimento ao cliente também fará com que tudo corra muito mais tranquilamente. Reservar através de um serviço de confiança pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis, pois selecionamos cuidadosamente os nossos fornecedores para lhe proporcionar a melhor experiência”, termina.