Universidade

Não sabe que curso escolher? A Universidade de Coimbra tira-lhe todas as dúvidas

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 27-04-2023

A Universidade de Coimbra (UC) convida estudantes e famílias a descobrirem e a sentirem como será fazer parte da Academia. Durante três dias, de hoje (27 de abril) a sábado, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário, promove a Semana Aberta, onde dá a conhecer o muito que esta instituição tem para oferecer, assim como permite uma interação direta entre os futuros candidatos com alunos e professores da UC.

PUBLICIDADE

Os estudantes, bem como as famílias, têm assim oportunidade para esclarecer as mais diversas dúvidas, tanto sobre a própria candidatura ao Ensino Superior, como também sobre os cursos lecionados nas oito faculdades, a ligação com a investigação e o mercado de trabalho, as saídas profissionais e os apoios a que poderão candidatar-se. Podem assistir a várias conversas e palestras que dão a conhecer a experiência de estudar na UC, abordando não só os temas dos cursos, apoios sociais, emprego, programas de mobilidade mas, também, as atividades fora da sala de aula e as vivências em Coimbra e na Academia.

Para a vice-reitora da UC, Cristina Albuquerque, estes são “três dias informativos e também de experiências múltiplas para os estudantes e famílias”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Universidade mostra aqui a sua oferta mas também pretende divulgar junto dos potenciais estudantes aquilo que enquadra nas várias experiências que pretende proporcionar, em termos de intervenção cívica, voluntariado, empregabilidade, formas de articulação com outros estudantes, investigação”, realça, destacando também todos os aspetos que “estão muito para além da oferta formativa e que consubstanciam aquilo que é a experiência única de estudar em Coimbra”.

Este evento decorre pela primeira vez neste formato e pretende, como explica a vice-reitora, “criar condições para que as escolhas dos estudantes do ensino superior possam ser verdadeiramente esclarecidas e informadas”.

PUBLICIDADE

Estão representadas no Estádio Universitário as oito Faculdades e os 11 departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia e, para além do apoio nos vários espaços de cada um, decorrem ainda sessões informativas e conversas. Cristina Albuquerque diz que o objetivo passa por “conhecer integralmente a oferta formativa” mas realça que está preparado também “um conjunto de sessões e conversas que permitam aos estudantes compreender ainda esse outro lado das aulas, desde o acesso ao Ensino Superior, aos apoios sociais e até às questões das tradições académicas e a vivência na cidade de Coimbra”.

“A experiência em Coimbra é ímpar, por diversos motivos. Coimbra tem uma alma muito própria, todas as pessoas que passam por Coimbra levam-na no coração e isso significa que não é apenas o contexto de sala de aula que faz de Coimbra uma experiência ímpar”, sublinha.

Para já, estão mais de 800 estudantes inscritos, de escolas de vários pontos do país. As inscrições são necessárias apenas para as sessões de esclarecimento, estando o restante programa aberto a todos aqueles que queiram conhecer melhor a UC.

Nesta primeira manhã, largas dezenas de estudantes visitaram o evento. Rodrigo Santos, 16 anos, é um dos jovens que não quis perder esta Semana Aberta. Vem do Porto, onde frequenta o 10.º ano, e ao contrário de muitos dos colegas vem sozinho e sabe bem o que quer para o futuro. “Quero tirar o curso de Direito em Coimbra. Para mim esta é a melhor Faculdade do país e o meu sonho é estar cá”, realça.

E faltam apenas dois anos para que o sonho se possa cumprir. Está a prepará-lo atempadamente, de forma a que tenha conhecimento de tudo na hora de fazer as malas para a “cidade dos estudantes”. Neste primeiro dia chegou cedo a Coimbra e aproveitou para visitar a Faculdade antes do início do evento, percorrendo depois a cidade em direção ao Estádio Universitário.

Ali, sabe bem o que procura. Traz a “lição” estudada e quer obter todos os esclarecimentos sobre o curso mas também sobre a candidatura, apoios sociais e sobre a própria cidade. Considera que este evento da UC “é espetacular”, sobretudo “para os mais indecisos”, que têm agora oportunidade de conhecer melhor todos os cursos da UC.

Maria João Pinho, 17 anos, estudante de Oliveira de Azeméis, é uma das alunas que ainda não tem certeza do curso que quer tirar. Resta-lhe pouco tempo, já que está no último período do 12.º ano. Está indecisa entre Bioquímica e Engenharia de Gestão Industrial e espera que esta Semana Aberta a ajude a decidir-se. “É uma boa oportunidade para esclarecermos as nossas dúvidas. Estou a gostar muito, está muito bem organizado. Sei que aqui me podem ajudar a decidir o que quero”, referiu ao NDC.

Sónia Neves, 48 anos, professora de Inglês na Escola Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis, considera que este evento é “uma mais valia para os alunos”, que podem assim “esclarecer todas as dúvidas, para se sentirem mais seguros relativamente às escolhas que pretendem fazer para o futuro deles”. De acordo com a professora, alguns dos jovens que frequentam o 12.º ano continuam muito indecisos, apesar de se aproximar já o período das decisões, esperando, por isso, que esta Semana Aberta os possa ajudar.

Para os ajudar têm muitos voluntários, alunos e professores. Lidya Crisóstomo, 19 anos, estudante de Medicina Dentária na Universidade de Coimbra, é uma das que está disponível para esclarecer dúvidas. As principais questões prendem-se com as médias de acesso e o programa do curso, segundo conta ao NDC. Lidya Crisóstomo explica que “vêm muito ansiosos” e que os voluntários que representam cada uma das Faculdades procuram “esclarecê-los e tranquilizá-los”.

A Semana Aberta começou esta quinta-feira (27 de abril) e continua na sexta (28), entre as 10h00 e as 17h00, e no sábado (29), entre as 11h00 e as 18h00.

Durante estes três dias, todos vão poder percorrer os diversos espaços dedicados às Faculdades da UC e visitar uma mostra com projetos de investigação e empresas parceiras.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE