Vamos

Não há a histórica Feira de Leiria este ano

Notícias de Coimbra com Lusa | 52 minutos atrás em 05-02-2026

 A Câmara de Leiria não vai realizar este ano a tradicional Feira de Leiria, uma das maiores feiras francas do país, para direcionar os esforços na reconstrução do concelho gravemente afetado pelo mau tempo.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este ano não iremos fazer a Feira de Maio [nome pelo qual também é conhecida] por questões operacionais. As nossas equipas têm de estar direcionadas para esta missão e, por isso, queremos estar focados nesse objetivo e, além disso, queremos afetar a maior parte do nosso orçamento, nesta primeira fase, ao principal objetivo de Leiria e da Câmara Municipal”, afirmou aos jornalistas Gonçalo Lopes.

PUBLICIDADE

O autarca falava aos jornalistas após a reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil, nos Bombeiros Sapadores de Leira, onde foi montado o centro de operações.

Segundo Gonçalo Lopes, a decisão foi comunicada aos presidentes das juntas de freguesia, que “aceitaram e compreenderam”.

“Muitas das ações que eles próprios tinham previsto para os próximos meses, que implicava organização de determinado tipo de eventos, irão também cancelá-los e direcionar o seu esforço para esta grande missão que é fazer reerguer Leiria”, declarou Gonçalo Lopes.

A Feira de Leiria, que em 2025 atraiu quase 700 mil pessoas, inclui, entre outras atividades, concertos, carrosséis e gastronomia.

De acordo com informação do município, a história da Feira de Leiria remonta ao tempo do rei D. Afonso Henriques, que oficializou a feira numa carta foral concebida em 1142. Contudo, Leiria só recebeu a carta de feira anual em 1295, já no reinado de D. Dinis.

Séculos mais tarde, em 1928, a inauguração do caminho de ferro fez com que a Feira de Leiria atingisse maior atratividade, dimensão e importância, adiantou a autarquia.