Conecte-se connosco

Saúde

Não é só falta de higiene! Se sangra após escovar os dentes saiba que é preocupante

Publicado

em

Provavelmente não pensa muito na sua saliva, mas ela tem um papel importante: desinfetar a boca. As substâncias que contém podem ajudar a combater doenças e cáries. Embora seja composta maioritariamente por água, também possui proteínas e enzimas.

A cor e a textura podem indicar algumas condições de saúde. De acordo com a Healthgrades, se vir que tem sangue, principalmente depois de escovar os dentes, isso pode indicar gengivite ou periodontite. Gengivas sangrentas ou inflamadas podem significar que há bactérias no coração ou nos vasos sanguíneos. A saliva com uma cor amarelada pode indicar presença de catarro, o que significa que poderá ter uma infeção bacteriana.

Se a sua saliva estiver espessa com caroços brancos, pode ser sinal de candidíase oral que é causada por igualmente por um fungo que se acumula dentro da boca.

Certos medicamentos, como antibióticos ou corticosteróides, podem interromper o equilíbrio dos micróbios na boca. Pessoas com diabetes, cancro, boca seca ou com HIV podem ter maior risco de candidíase. Bebés, crianças e pessoas com mais de 65 anos também são mais suscetíveis à infeção, segundo a HealthDigest.

Para prevenir, basta praticar uma boa higiene oral e evitar fumar. Limite o consumo de açúcar , pão e vinho. Verifique com o seu dentista sobre o tipo certo de elixir bucal , porque alguns podem contribuir para infeções.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com