Secretário de Estado da Proteção Civil reuniu com presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e autarcas em Coimbra.
No final do encontro, o governante voltou a frisar a importância de serem seguidas recomendações dos últimos dias relativamente aos períodos críticos de 2, 5 e 8 de fevereiro.
Rui Rocha deixou um forte apelo “à responsabilidade coletiva e individual de cada um, para que cumpram as indicações vindas das autarquias, através dos seus Serviços Municipais de Proteção Civil, e também da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.
“Em algumas situações que possam ser mais críticas, que também acolham aquelas que são as indicações das autoridades e, portanto, que não haja resistência”, frisou.
No terreno, e para além das corporações de bombeiros, está já uma unidade de fuzileiros com experiência de gestão da água.
Sobre a Barragem da Aguieira, as descargas feitas no dia de ontem (sábado) e hoje (domingo) de manhã, permitiu ganhar poder de encaixe para a forte pluviosidade da madrugada de segunda-feira.
“Será uma semana muito, muito difícil, mas tomámos todas as medidas, estamos bem preparados para enfrentar estes três picos que vamos ter, segunda, dia 2; quinta, dia 5 e domingo, dia 8”, frisou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado.
Veja o Direto NDC com Rui Rocha e José Pimenta Machado