Vamos

Não deve calçar os mesmos sapatos alguns dias seguidos! Descubra o motivo

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 meses atrás em 14-06-2023

Talvez quando compra um novo par de sapatos calça-os durante algum tempo porque gosta deles, mas para o bem da saúde dos seus pés, este é um gesto que deve repensar.

PUBLICIDADE

James Christina, da American Podiatric Medical Association, explicou ao Today, do canal NBC, que grande parte do calçado tem um amortecimento embutido.
Pode demorar algum tempo a voltar ao normal, o que prejudica o andar. Se o usar vários dias, poderá prolongar mais o regresso do amortecimento ao estado normal.

É algo também comum em sapatos de corrida, por isso, recomenda-se que tenha pelo menos dois pares para fazer exercício, de modo a fazer a troca.

PUBLICIDADE

Outro dos motivos prende-se pelo suor. Pode não dar conta, mas acaba por suar dos pés ao longo do dia, algo que, em parte, é absorvido pelos sapatos e pelos pés. Nesse caso, os sapatos precisam de algum tempo para secar antes de serem mais uma vez usados.

James Christina refere ainda que se tiver os sapatos muito encharcados, o melhor é deixá-los secar bem mais do que uma noite, já em alguns casos umas horas pode ser suficiente. Alternar o calçado todos os dias “ajuda a inibir os fungos”, como se lê num artigo do Notícias ao Minuto.

PUBLICIDADE

publicidade

No caso dos sapatos de salto alto, o especialista faz referência à melhor opção: alternar as alturas dos saltos ao longo do dia. Isto pode ajudar a prevenir algumas lesões, como o tendão de Aquiles.

Para evitar outro tipo de problemas, deve certificar-se que os sapatos encaixam bem nos pés, não apertem ou façam dores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE