Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Não consegue ir à casa de banho regularmente? Saiba o que fazer para soltar o intestino

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 05-06-2023

Prisão de ventre, intestino preso ou obstipação são sinónimos de um só problema: obstipação que é nada mais nada menos que a dificuldade na regular progressão das fezes ou na incapacidade total em evacuar.

PUBLICIDADE

Afeta pessoas de todas as idades. O que acontece é que as fezes ficam mais duras e secas, sendo que o grau de obstipação varia de pessoa para pessoa, podendo durar um curto período de tempo ou ser crónica, causando dor e desconforto e afetando a qualidade de vida, explica a CUF.

Para aliviar e prevenir a prisão de ventre basta beber água “com fartura”. Pode não aliviar os sintomas imediatamente, mas é meio caminho andado para prevenir a prisão de ventre, pois amolece as fezes e facilita a evacuação.

“Beba todos os dias 6-8 copos ou 1,5-2L por dia. Não se esqueça que os refrigerantes e as bebidas com álcool e cafeína podem contribuir para a desidratação e agravar o problema”, aconselha.

Comer mais fibras é outro conselho e substituir o pão branco por pão ou cereais integrais. As fibras têm a capacidade de amolecer as fezes, retendo a água, e de acelerar a sua viagem pelo intestino. Deve consumir cerca de 30 gramas diariamente.

Mexa-se mais. A razão é simples, pois “ao fazer exercício físico, mesmo que seja só caminhar 45 a 60 minutos por dia, estará a obrigar os músculos dos intestinos a trabalhar”, conta.

PUBLICIDADE

Cuidado com os laticínios, porque para algumas pessoas, o leite e os seus derivados não são amigos do intestino. Experimente reduzir o consumo dos alimentos deste grupo e observe se os seus hábitos intestinais melhoram.

E tenha atenção aos medicamentos, não vá culpa da sua obstipação ser da medicação que está a tomar. A lista de fármacos que “prendem” o intestino é longa e inclui alguns analgésicos (opiáceos), ansiolíticos, antidepressivos, suplementos de ferro ou de cálcio e diuréticos.

O abuso, tanto nas doses como na frequência dos lacxantes pode causar dependência e agravar ainda mais os sintomas. Sendo uma das suas formas de atuação reter água no intestino, se houver necessidade de os tomar deve beber pelo menos um copo de água antes e outro cerca de 30 minutos depois. Isto permite um efeito maior com uma dose mais pequena.

Cumpra um horário estabelecendo um período de dez minutos, de preferência sempre à mesma hora, para evacuar. Treinar o intestino pode ser a chave para que ele funcione como um relógio suíço, continua a CUF.

Redobre os cuidados nas férias e abasteça-se de líquidos e alimentos bons para o intestino. Evite a comida processada das áreas de serviço e dos aeroportos.

E não se esqueça: Se sentir vontade, vá à casa de banho! Não “aperte”, esperando que a vontade passe.

Se a prisão de ventre é recente e contraria os seus hábitos intestinais, consulte um médico. Este pode ser um sintoma de uma série de doenças (designadamente neurológicas, metabólicas e digestivas) que podem e devem ser tratadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com