Cidade

“Não confundamos uma árvore doente com uma floresta saudável! “

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 07-12-2016

Secretariado da Comissão Política Concelhia de Coimbra do Partido Socialista emite comunicado para nos dar a conhecer a sua versão do que está a acontecer com as refeições escolares compradas pelo município.

PUBLICIDADE

PS

Veja:

PUBLICIDADE

Sérios, calmos e determinados.
PS continua a reforçar a educação e ação social do Município de Coimbra

Apesar das notícias que circulam, umas com sentido outras de chicana política, é de enaltecer a intervenção da CMC no que concerne ao serviço de refeições do 1º ciclo e pré-escolar da rede pública.
Há que respeitar os fatos com honestidade política e a sensibilidade a que o assunto nos obriga. Comparando datas e números nunca se fizeram tantos acompanhamentos, tantas monitorizações, tantas notificações e foram aplicadas tantas coimas a empresas responsáveis pelas refeições escolares, como com este executivo.

O executivo da CMC, e mais especificamente a atuação do Vereador Jorge Alves centrou-se claramente em cumprir o mais intenso plano de monitorização e rigor que a matéria das refeições escolares e do apoio social às crianças testemunhou em Coimbra. No entanto, como sabemos, a legislação da contratação pública impõe alguns cuidados e alguma precaução na aplicação das coimas que podem ir, em última análise, até à resolução contratual para que estas não sejam refutadas e não se criem situações mais complexas que as existentes.
Não se pode confundir uma árvore com a floresta, e nisso alguns têm sido exímios esquecendo que a ação social da Câmara nunca esteve tão direcionada para quem precisa como agora. É uma intervenção de proximidade, envolvendo Juntas de freguesia, atores sociais, comunitários e recreativos.
Desde o cumprimento de funcionamento das 18 Comissões Sociais de Freguesia e do seu fundo de emergência social inerente, que tem respondido a centenas de situações urgentes de apoio social, às inúmeras iniciativas da CMC em matéria de educação e ação social como o Regulamento que rege o Fundo de Emergência Social, os apoios financeiros a IPSS ou mesmo a Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra, tornam inequívoca a importância e sensibilidade que o executivo e os vereadores do Partido Socialista têm colocado nestas matérias.
Contudo, sobre a matéria da educação e ação social escolar, o enfoque e prioridade que a Câmara tem dado a este setor na Política da Cidade é por demais inquestionável e uma questão de honra e humanidade patente em toda a dedicação do Vereador Jorge Alves e dos Serviços Municipais que este dirige.
E sejamos claros: Alargamento da acção social escolar ao 3º escalão do abono família com efeito para quase um milhar de pessoas, Refeições gratuitas, Actividades de Animação e Apoio às famílias gratuitas, Manuais Escolares gratuitos para o 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, é demonstrativo deste mesmo sentido de serviço público e de vontade do cumprimento pleno dos princípios da Escola Pública e da sua defesa constante por parte da Câmara Municipal de Coimbra.
A CMC apoia diretamente, pela ação social escolar, 57% dos alunos do Concelho num valor de 1.475.546,88€, a que acresce o transporte escolar a partir dos 2 Km quando a legislação prevê os 3Km. Isto é um reforço incomparável ao que vinha sendo feito na última década em executivos anteriores, mesmo com as restrições orçamentais e financeiras. que são impostas ao poder autárquico.
Este executivo do PS, não diminui o apoio social, não faz da educação chicana política ou palco para protagonistas pré eleitorais, trata sim, este assunto, com o maior rigor, humanidade e seriedade possível, como lhes obriga a proteção intransigente das crianças e dos seus direitos. É uma intervenção social abrangente, profunda e de proximidade, que se preocupa com as famílias do nosso concelho.
Não confundamos uma árvore doente com uma floresta saudável! E o PS sabe, como os cidadãos e os pais sabem, que o Município de Coimbra e os eleitos do PS serão os primeiros a tratar da árvore doente. Nós não nos esquecemos da floresta saudável que tem vindo a ser plantada.
Coimbra, dez.2016
O Secretariado da Comissão Política Concelhia de Coimbra do Partido Socialista

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE