Muitas pessoas usam extensões e protetores de sobretensão sem pensar no tempo de vida útil desses dispositivos, mas a verdade é que estes têm um prazo de validade.
As extensões servem apenas para multiplicar tomadas, enquanto os protetores de sobretensão protegem os aparelhos contra picos de energia, como os causados por trovoadas. No entanto, após 3 a 5 anos de uso, os protetores perdem a capacidade de proteger, mesmo continuando a funcionar como uma simples extensão.
PUBLICIDADE
Deste modo, após uma trovoada intensa ou quando o LED de proteção estiver apagado, é hora de substituir o protetor, refere o site Leak.
Já as extensões, mesmo sem componentes eletrónicos, também sofrem desgaste físico: o plástico aquece, os cabos podem rachar e os contactos afrouxar, criando riscos de curto-circuito.
Para garantir a segurança dos seus equipamentos, troque os protetores a cada 3-5 anos ou logo após um pico de energia. Além disso, opte sempre por modelos de qualidade e nunca ligue uma extensão a outra, pois isso aumenta o risco de falha.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE