Cidade

Nadador de Coimbra representa Portugal no Europeu de Natação Adaptada

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-04-2016

 

PUBLICIDADE

José Costa é um dos 16 nadadores que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Natação Adaptada 2016, que decorrerá no Funchal entre os dias 30 de abril 7 de maio.

josé costa

PUBLICIDADE

O atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) competirá nas provas de 50, 100 e 200 metros livres e 100 metros bruços, naquela que será a sua primeira participação numa prova continental.

Partindo com o objetivo único de se superar a si mesmo, José Costa está a atravessar um bom momento de forma: na última prova em que participou, o Torneio Especialistas Turbo-ANNP (disputado a 23 e 24 de abril, na Póvoa de Varzim), melhorou o seu próprio recorde nacional nos 50 metros livres e estabeleceu um novo máximo de Portugal para os 200 livres.

PUBLICIDADE

publicidade

José António Costa nasceu em Viseu há 31 anos e reside atualmente em Coimbra, no Lar Residencial da APCC, na Quinta da Conraria.

Começou a nadar apenas aos 19 anos, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, mas o que era inicialmente uma atividade de fisioterapia depressa se converteu numa paixão. É um dos melhores nadadores nacionais da sua categoria (atualmente compete em S5) e detém os recordes nacionais de 50 e 200 metros livres em S5 e 100 metros bruços em SB4. Será o primeiro nadador masculino da APCC a participar numa competição internacional.

Na Associação, a natação é uma das várias atividades na água que são praticadas e que incluem a adaptação ao meio aquático, a aprendizagem, a manutenção ou o treino. Os seus nadadores participam ainda regularmente em provas a nível nacional e regional.

O Campeonato da Europa de Natação Adaptada reunirá cerca de 500 atletas em representação de cerca de 50 países, sendo aberto a participantes de outros continentes, visto ser o último grande evento para obtenção de mínimos para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE