Coimbra

Nabada de Semide segue em frente no concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-04-2019

 A Nabada de Semide, concelho de Miranda do Corvo,  foi apurada para a segunda fase do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal.

PUBLICIDADE

A candidatura desta secular iguaria portuguesa foi iniciativa da Fundação ADFP que, no concurso, viu “oportunidade de dar maior dignidade e promoção ao extraordinário e peculiar doce originário do concelho de Miranda do Corvo, em particular da freguesia de Semide”.

PUBLICIDADE

A entidade promotora da candidatura espera que este seja um processo capaz de “unir as várias entidades do concelho num objetivo comum: a elevação e promoção do nosso território”.

Desta forma, a nota enviada para a imprensa pela Fundação ADFP destaca “a importância do apoio que deve ser dado pela Câmara Municipal, pela Freguesia de Semide, pelo Clube dos Empresários, Confrarias e Associações locais na mobilização do concelho e da população neste desígnio que será, certamente, partilhado por todos”.

PUBLICIDADE

publicidade

A candidatura, que tem como responsável José Miguel Ferreira, sabe que o desafio da vitória “é exigente”, mas acredita que “com união e empenho de todas as entidades e membros da comunidade mirandense será possível proporcionar uma bela surpresa”.

A Nabada de Semide é o único doce conventual português que não leva ovos, tendo sido criada pelas monjas do Mosteiro de Santa Maria de Semide.

Em 2011, o Restaurante Museu da Chanfana, em Miranda do Corvo, recuperou e registou esta sobremesa, reintegrando-a na gastronomia regional.

Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal foram apurados 420 candidatos.
 
Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais.
 
Estes 140 doces são revelados a 7 de maio, num programa de televisão a emitir em direto pela RTP 1.
 
Esta lista será reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público.
 
As categorias a concurso são: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação. A grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local.

A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderantes.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP 1, em horário nobre.
 
Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE