Primeira Página

Na Pampilhosa da Serra a Paz escreve-se nas estrelas

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 26-02-2024

A pequena Aldeia do Xisto de Fajão, reconhecida como Quiet Zone e certificada como Starlight Tourism Destination, foi o lugar escolhido para gravar o mais recente filme promocional do Turismo de Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

“Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo” destaca a tranquilidade natural desta região e promove a sua principal marca turística: o imenso céu estrelado com condições únicas para a observação astronómica, reconhecido pela Fundação Starlight do Instituto de Astrofísica das Canárias.

O filme, criado pela agência de publicidade CAETSU TWO com realização de Miguel Garcia, partilha a magia do céu noturno de Pampilhosa da Serra através de uma história de amizade entre duas crianças que, nem sempre, é serena. Mas entre zaragatas e alguns momentos cinzentos, típicos de amigos de infância, a harmonia acaba por vencer com a ajuda de uma avó doce e generosa que os inspira a fazerem as pazes. É esta reconciliação que ilumina o céu e nos traz uma mensagem de paz universal e de esperança que surge, bem lá no alto, escrita através dos satélites a partir do Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

“Com esta campanha, pretendemos destacar a serenidade de Pampilhosa da Serra e as condições únicas da região para ver estrelas e planetas. Um espetáculo incrível que pode ser visto com os pés na serra e os olhos no céu, o ano todo”, sublinha Jorge Custódio, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra. “Convidamos os visitantes a experimentarem a magia deste lugar, um dos mais pacíficos da Terra e a partilharem essa paz com todo o mundo”, acrescenta ainda.

Além de ser considerado um dos melhores lugares da Terra para ver estrelas, é neste pequeno paraíso, tão próximo do céu, que a investigação científica, dedicada ao Espaço, se desenvolve em Portugal. Pampilhosa da Serra conta com o Observatório Espacial para exploração astronómica e observação do Universo profundo. Aqui, existe um radiotelescópio, um telescópio e um radar espacial e, muito em breve, um radiotelescópio solar único na Europa para a observação da radioatividade e das erupções solares. O PASO contribui com dados para profissionais de mais de 177 entidades académicas, governamentais e industriais de todo o mundo e é um recurso relevante para o país. Foi graças a esta valiosa infraestrutura que conseguimos comunicar via satélite com operadores de órbita baixa e astronautas da Estação Espacial Internacional. As imagens behind the scenes do filme “Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo” explicam a importância do trabalho desenvolvido pelo Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra. Consulte o link para saber mais.

PUBLICIDADE

Com tanto para ver e apreciar, Pampilhosa da Serra oferece aos turistas uma oportunidade única de escapar ao ritmo agitado da vida urbana e a ligarem-se à natureza, em todas as suas dimensões. Com o céu estrelado como principal atrativo, o concelho procura posicionar-se como um destino turístico para famílias, desportistas, entusiastas e amantes das ciências espaciais e astronómicas, mas também da fotografia e da gastronomia típica serrana. Um destino turístico que não apenas encanta, como inspira uma sensação duradoura de tranquilidade, paz e bem-estar.

Pode ver o filme aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE