Cidade

Na Música Todos Contam… com a Orquestra Clássica do Centro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-11-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na sua reunião de dia 21 de novembro, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro pontual, no valor de 25 mil euros, à Orquestra Clássica do Centro (OOC), para a realização do projeto educativo e social “Na Música Todos Contam”.

PUBLICIDADE

orquestra-do-centro

“Na Música Todos Contam” é um programa dirigido a crianças do 3º e 4º ano de escolaridade das escolas básicas do 1º ciclo (EB1) da rede pública municipal e a idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, “que pretende proporcionar aos seus participantes a interação direta com músicos profissionais, que explicarão o processo da música, a sua história e dinamizarão, aos vários grupos participantes”.
Gerar a curiosidade e o gosto pela atividade artística, desenvolver a capacidade de avaliação estética e sentido crítico, permitir o domínio de alguns conceitos musicais simples e generalistas, estimular as capacidades cognitivas, promover a interação e convívio entre gerações, contribuir para a construção de comunidades mais participativas e inclusivas e contribuir para o enriquecimento humano e social são os grandes objetivos do projeto “Na Música Todos Contam”.

PUBLICIDADE

É um programa concertado e intergeracional que a OCC criou, a convite da autarquia, e que passa pela realização de ações conjuntas para crianças e idosos, que vão decorrer maioritariamente nas escolas participantes (o transporte dos idosos deverá ser assegurado pelas próprias IPSS).

O projeto vai desenvolver-se em torno de um conto escrito do autor Mário João Alves e na criação de canções soltas (conto musicado), culminando com a construção de um espetáculo final, onde se fará a apresentação do resultado do trabalho desenvolvido ao longo das sessões.

PUBLICIDADE

publicidade

 
O programa vai contemplar, nesta primeira fase, 12 EB1 e 12 IPSS do concelho, que foram selecionadas pela OCC, em função dos contactos estabelecidos pelo serviços municipais, para que fossem selecionadas escolas e instituições que ainda não tivessem sido contempladas com outro projeto educativo disponível, como é o caso do que é desenvolvido pelo Teatrão, que conta igualmente com o apoio da CMC.

 
As IPSS contempladas são: Associação Nacional de Apoio ao Idoso; Casa de Repouso de Coimbra; Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra; Centro Rainha Santa Isabel; Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel; Centro Sócio Cultural Polivalente de S. Martinho; Associação de Solidariedade Social dos Professores; Centro Sócio-Cultural Nossa Senhora de Lurdes; Lar de Idosos da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco; Lar de Idosos da Casa do Juiz; Lar de S. Filipe; Lar de Santo António (Cáritas). Já as EB1 são as de Santa Apolónia; Pedrulha; Trouxemil; Vendas do Ceira; Antanhol; S. Martinho do Bispo, Tovim, Santa Cruz, Souselas, S. João do Campo, S. Martinho de Árvore e Arzila

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE