Coimbra

Na Mostra de Doçaria em Coimbra, há arroz doce aromatizado com água de rosas. É delicioso!

António Alves | 2 meses atrás em 09-03-2024

A Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, que se realiza este fim de semana no Convento São Francisco, é palco de apresentação de novas propostas na área da doçaria. Uma das novidades está na banca da Confraria do Arroz Doce e trata-se deste doce típico aromatizado com água de rosas e decorado com pó e pétalas desta planta.

PUBLICIDADE

A receita foi preparada para participar na edição 2023 do Vagos Gourmet Fest e que decorreu a 4 de julho, Dia da Cidade de Coimbra. De acordo com a mordomo-mor da Confraria do Arroz Doce, o objetivo foi preparar algo que, a alguns quilómetros de distância, pudesse servir também para homenagear a cidade-sede da confraria e a sua padroeira, Rainha Santa.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, Dora Caetano explicou que este prato foi desenvolvido em parceria com a empresa conimbricense “O Regaço”.

PUBLICIDADE

Para além de algumas gotas de água de rosas colocadas na fase final da confeção do arroz doce, a decoração é feita com pó e pétalas desta planta. “A aromatização com água de rosas torna o arroz doce mais fresco ao paladar”, afirmou a mordomo-mor.

Para além desta inovação, a banca no corredor entre a Antiga Igreja do Convento São Francisco e a entrada deste equipamento cultural tem à disposição dos interessados o tradicional arroz doce de Coimbra – que é feito com arroz carolino do Baixo Mondego, leite, açúcar e limão – e o arroz doce “enriquecido” com gema de ovo e água de flor de laranjeira “para lembrar os laranjais” da cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Criada em 2019, a Confraria do Arroz Doce tem “apenas” 23 confrades, pois os capítulos – momentos altos de cada confraria – decorrem de dois em dois anos. Trata-se de uma confraria de âmbito nacional com mais de uma centena de receitas diferentes já recolhidas a nível nacional.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Dora Caetano

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE