Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeira Página

Música tradicional cabo-verdiana para orquestra e criações de mulheres encerram Encontros Internacionais da Guitarra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-10-2014

Canções tradicionais cabo-verdianas orquestradas e criações de mulheres compositoras são apresentadas sábado em Coimbra num concerto da Orquestra Clássica do Centro (OCC), que encerra os VIII Encontros Internacionais da Guitarra.

PUBLICIDADE

No concerto de encerramento, ao final da tarde do dia 25, serão interpretadas composições encomendadas, para guitarra e orquestra, de Luísa Amaro, Marta Pereira da Costa e Natália e Marina Pikoul.

As interpretações à Guitarra Portuguesa estão a cargo de Marta Pereira da Costa e Bruno Costa, com acompanhamento da OCC.

PUBLICIDADE

publicidade

Será estreada a “Fantasia As Primaveras em III andamentos“, numa encomenda feita para este festival à compositora russa Natália Pikoul, que remente para a obra do compositor conimbricense e músico recentemente falecido Francisco Filipe Martins.

Com orquestração de David Lloyd, maestro e diretor artístico da OCC, serão apresentadas os dois temas do cancioneiro cabo-verdiano que foram estreados em Maio em Cabo Verde, na apresentação pública da Orquestra Nacional daquele país.

PUBLICIDADE

Respondendo a um convite do Ministro da Cultura, Dr. Mário Lúcio de Sousa, a OCC foi declarada fundadora e integrante da Orquestra Nacional de Cabo Verde. David Lloyd viu ainda atribuído o título de “Maestro Honorário Vitalício da Orquestra Nacional de Cabo Verde”.

As mulheres compositoras e intérpretes foram destaque nos VIII Encontros Internacionais da Guitarra, que decorrem em Coimbra desde o passado dia 17, numa organização da Orquestra Clássica do Centro.

O programa inclui uma Masterclass de guitarra clássica com Paulo Vaz de Carvalho, um concerto com o guitarrista João Tiago Correia, e um “Encontro com Cabo Verde”, “Os crioulos do outro lado da Lua”, com os músicos Sérgio Figueira e Francesco Valente.

Luísa Amaro, viúva e concertista acompanhante do génio da guitarra Carlos Paredes, realizou um concerto de divulgação do seu último trabalho discográfico, “ARGUS”.

Decorreram ainda uma exposição / apresentação de instrumentos do construtor Fernando Meireles, tertúlias sobre a guitarra e canção de Coimbra, concertos do grupo FADVOCAL e do intérprete Ricardo Dias e uma homenagem póstuma ao compositor Francisco Martins.

Para Emília Cabral Martins, presidente da Associação da Orquestra Clássica do Centro, a edição deste ano cumpriu os objetivos de divulgar e valorizar o património musical português, com relevo para a Guitarra enquanto instrumento solista de orquestra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com