Montemor-o-Velho é o ponto de partida da edição de 2025 do Space Festival, acolhendo os primeiros espetáculos deste evento itinerante dedicado à música experimental e improvisada. A abertura está marcada para sexta-feira, dia 7 de novembro, às 21:30, no Fórum Cultural de Montemor-o-Velho, com a performance audiovisual Omnispectrum.
De entrada gratuita, Omnispectrum é uma experiência imersiva e sensorial com direção artística de Jorge Quintela, Henrique Fernandes e Inti Gallardo, e produção da Sonoscopia Associação. A performance leva o público a uma viagem visual e sonora que integra registos do deserto do Atacama (Chile), território do povo Chinchorro, evocando memória ancestral, ecologia e espiritualidade, e revelando a profunda ligação entre o ser humano e a natureza.
PUBLICIDADE
Para além do Fórum Cultural, o programa em Montemor-o-Velho decorre também no Teatro Esther de Carvalho. Na sexta-feira, às 22h30, The Selva, trio formado por Ricardo Jacinto (violoncelo), Pedro Oliveira (bateria) e Gonçalo Almeida (contrabaixo), sobe ao palco em concerto. No sábado, dia 8, às 17h30, atua o projeto Nada Contra e, às 22h, o projeto Lantana.
De 7 a 16 de novembro, o Space Festival estende-se a vários municípios, passando por Montemor-o-Velho (7 e 8), Valença (9 e 10), Vila Nova de Cerveira (11), Paredes de Coura (12 e 13), Caminha (14) e Arcos de Valdevez (15 e 16). Ao longo do percurso, o público é convidado a descobrir artistas que exploram novas linguagens sonoras e performativas, ocupando espaços e territórios distintos dos circuitos habituais.
Organizado pela Associação Cultural Rock’n’Cave, em parceria com o Space Ensemble e com o apoio da Direção-Geral das Artes, o Space Festival conta com a colaboração dos Municípios de Montemor-o-Velho, Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Caminha e Arcos de Valdevez, e de vários parceiros locais.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE