Exposições

Câmara de Coimbra empresta obras de arte a museu de Lisboa

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-12-2016

 

PUBLICIDADE

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) solicitou à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) o empréstimo temporário de duas peças do acervo municipal de Coimbra – Coleção Telo de Morais, intituladas “Kendi” e “Bacia”, para integrarem a exposição “A Cidade Global, Lisboa no Renascimento”, que vai estar patente no MNAA de 26 de janeiro a 9 de abril de 2017. Um pedido que mereceu a aprovação do presidente da CMC, Manuel Machado, e que integra a agenda da próxima reunião do executivo municipal, de 19 de dezembro.

museu-arte-antiga-lisboa

PUBLICIDADE

O pedido foi efetuado pelo diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, ao presidente da CMC, com o objetivo das referidas peças integrarem a exposição “A Cidade Global, Lisboa no Renascimento”, que vai estar patente no MNAA, um dos museus nacionais mais visitados. “A inclusão destas duas peças na exposição, além de prestigiante, permite a divulgação dos acervos municipais”, lê-se no documento que vai ser apreciado na reunião do executivo municipal.

A mostra é organizada pela Direção Geral do Património Cultural e pelo MNAA, e conta com empréstimos nacionais e internacionais, nomeadamente da British Library, British Museum, Victoria & Albert Museum, do Museu Nacional del Prado e da Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze, entre outros. Uma exposição que pretende “mostrar o estatuto único de Lisboa no século XVI como capital cosmopolita, cabeça de um império e entreposto de curiosidades, recorrendo a uma variada tipologia de peças, provenientes de coleções públicas e privadas”, refere, ainda, o documento.

PUBLICIDADE

publicidade

As duas peças do acervo municipal de Coimbra – Coleção Telo de Morais, intituladas “Kendi” e “Bacia”, são ambas chinesas, da dinastia Ming (1368 – 1644), dos finais do século XVI, inícios do século XVII.

São de porcelana branca, decorada a azul-cobalto sob vidrado (a dita porcelana Kraak) e foram criadas nos fornos de Jingdezhen, na província chinesa de Jiangxi. O MNAA assegura que estão garantidas todas as condições exigíveis para a salvaguarda das peças, desde embalagem, transporte, manuseamento etc. e aceita a realização de um seguro “prego a prego”, pelo valor indicado pela CMC, que é de 4 mil euros (“Kendi”) e 9 mil euros (“Bacia”).

Os serviços municipais propõem na informação que vai à reunião do executivo, a cedência das peças ao MNAA de 2 de janeiro a 21 de abril, “considerando estarem cumpridas as regras para o empréstimo temporário das peças solicitadas e atendendo ao facto de se tratar de uma mais-valia para o acervo municipal de Coimbra – Coleção Telo de Morais poder vir a integrar esta exposição, organizada por uma instituição nacional de reputada importância e visibilidade”, lê-se no documento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE